Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Conheça os membros do Plenário do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul.

Conselheiro Regional Efetivo

Fabiana Coelho

Farmacêutica, Mestre, Docente, já atuei em hospitais, laboratório de análises clínicas, drogarias e sempre com dedicação integral ao aprendizado, compartilhamento de experiências e ensino. Fui Tenente do Exército atuando como Farmacêutica. Atuante na saúde pública da Prefeitura Municipal de Dourados, Já participei de diversos congressos e outros eventos de educação continuada. A docência universitaria e as experiências profissionais são essenciais para que tenhamos profissionais de sucesso atuando na profissão farmacêutica.

Claudemyr Soares (Secretário Geral)

Possui graduação em Farmácia e habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade de Marília - UNIMAR. É especialista em Imunologia aplicada às Análises Clínicas pela Academia de Ciência & Tecnologia de São José do Rio Preto São Paulo. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. É professor e empresário do ramo de farmácia de manipulação. Foi conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS) em 2016 e atualmente é Conselheiro Regional Efetivo. Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jardim onde é atual vice-presidente. Atualmente exerce a função de diretor-secretário do CRF-MS na gestão 2024/2025.

Cleber Massato Toda (Vice-Presidente)

Servidor público federal, farmacêutico, mestre em Educação e Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto SP, especialista em Gestão em Saúde UFGD e Adm. hospitalar Unigran. Fui proprietário de drogaria, atuei como chefe de farmácia do hospital do coração e Hospital Universitário da Grande Dourados HU UFGD. Atualmente trabalho no HU UFGD no cargo de técnico de farmácia, integra a diretoria do Conselho Regional de Farmácia, exercendo o cargo de vice-presidente.

Cesar Arão

Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996); Especialização em Gestão da Qualidade Total - UCDB; Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária Hospital Sírio-Libanês; Especialização em Gestão da Biossegurança - Unylea e Mestrado em Ciências da Saúde - Universidade de Brasília. Tenho larga experiência na área de Laboratório Clínico, com ênfase em Análises Clínicas e Vigilância Sanitária. Atualmente sou Auditor Fiscal Farmacêutico-Bioquímico da Vigilância Sanitária do Município de Campo Grande/MS. Pretendo lutar pela valorização da profissão em todas as áreas, reforçando a capacitação e e ampliação do conhecimento. Defenderei as políticas públicas de saúde na área farmacêutica e atuarei na consolidação da farmácia como estabelecimento de saúde.

Mariliana Santos

Mariliana Santos da Silva é nascida em Campo Grande, MS. Formou em 1995 pela Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente SP…Atuante como Farmacêutica Clínica em Farmácia Comunitária. Tem cursos em Farmácia Clínica e Gestão em Drogaria. É membro da Diretoria do Sinfar MS, que é o Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul e atualmente exerce sua função de Farmacêutica na Empresa Raia Drogasil. Vamos juntos transformar as instituições para que promovam mais atividades em benefício dos profissionais e das empresas do setor.

Daniely Proença dos Santos (Presidente)

Farmacêutica, pós-graduada em Farmácia Clínica, Prescrição Farmacêutica e Fitoterapia. Com carreira desenvolvida em Farmácia Magistral, voltada a gestão, desenvolvimento de formulações, organização de laboratório, treinamento da equipe e análise de prescrição. Participou do projeto Cuidado Farmacêutico em farmácias comunitárias privadas do Conselho Federal de Farmácia CFF como tutora, fez parte da diretoria 2020 e 2021 da regional Anfarmag MS. Atualmente é integrante da Comissão de Farmácia Magistral do Conselho Federal de Farmácia CFF, Farmácia Clínica e Magistral do CRF-MS e atuante em consultório farmacêutico.

Maria de Lourdes Oshiro (Tesoureira)

Farmacêutica bioquímica graduada na UFMS. Mestre em Saúde Coletiva UFMS e doutora em Ciências da Saúde UNB. Atuou como diretora na Escola Técnica do SUS, coordenadora de cursos de especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e de Vigilância em Saúde. Gestora, tutora e pesquisadora na Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde. Membro da Comissão Farmacoterapêutica e da Comissão de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil SES, conselheira regional de Farmácia e membro e presidente da Comissão de Tomada de Contas do CRF-MS ciclo 2020 e 2023. Realiza pesquisa e publicações sobre saúde pública e tem como propostas contribuir para uma gestão de CRF-MS mais humanizado e transparente, meios para o fortalecimento e oportunidades ao farmacêutico trazendo qualificação e atualização.

Maria Tereza Ferreira

Farmacêutica e Mestre em Saúde Coletiva pela UFMS. Doutorado em Doenças Tropicais pela UNESP. Foi Coordenadora do Curso de Farmácia da UFMS. Implantou o Programa de Educação Tutorial - PET Farmácia na UFMS e ficou como Tutora até 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas e atua na Linha de Estudos de Utilização de Medicamentos. Participou da implantação do Programa de Pós-graduação em Farmácia, Mestrado Acadêmico.

Marianne Marks da Silva

Graduada em Farmácia pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem pós-graduação em Farmácia Clínica, formação e habilitação de Farmacêuticos em Vacinação. É empreendedora do setor farmacêutico. É incentivadora e atuante no Grupo Técnico de Trabalho de Mulheres farmacêuticas do Conselho Federal de Farmácia e Regional do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi eleita conselheira regional de Farmácia com a missão de incentivar o empreendedorismo farmacêutico e empoderar os profissionais no ambiente de trabalho. É membro da Comissão de Tomada de Contas do CRF-MS. Tem ampla atuação em projetos de saúde do CRF-MS, como Ação Saúde, Drive-Thru, entre outros.

Renato Finotti Júnior

Farmacêutico Industrial com MBA em Gestão Hospitalar. É pós-graduado em Engenharia Farmacêutica, é responsável técnico pelo tratamento de água da Clínica de Doenças Renais ProRenal, Davita Campo Grande, Santa Casa de Campo Grande. Atua no Hospital Regional de MS. Consultor Técnico do Grupo D’or. Responsável pelo Tratamento de Água para Hemodiálise de importantes hospitais, como Auxiliadora de Três Lagoas, UCM Dourados, Hospital Regional de Coxim, Hemodiálise Bataguassu. É consultor em Clínicas CTR Sinop e Pronefron, em Rondonópolis. É membro da CECIRAS/MS. Atuou como presidente da SBRAFH-MS e membro do GT de Farmácia Hospitalar do CRF-MS.

Renata Rocha

Jovem farmacêutica. É proprietária de Drogaria. Atuante no mercado desde 2021. É pós-graduada em Farmácia Estética. Tem experiência no setor publico como coordenadora da Assistência Farmacêutica, diretora da Atenção Básica e também como Secretária Municipal de Saúde. Tem ampla experiência em gestão de Drogaria como estabelecimento e saúde. Sensibilizada com as causas dos farmacêuticos de MS e com os empreendedores do setor de saúde, foi eleita com expressiva votação para representar os profissionais no Plenário do Conselho Regional de Farmácia de MS.

Flávio Shinzato

Formado em Farmácia Bioquímica na UFMS com habilitação em Análises Clínicas. Tem especialização em Hematologia e Hemoterapia. Atuou na Santa Casa de Campo Grande como chefe geral, no setor de Quimioterapia no Hospital Regional de MS, foi oficial Tenente Farmacêutico no Hospital Militar do Exército Brasileiro. Atuou no Hospital da Unimed, Hiperrim e laboratório Multilab. Foi coordenador geral no Labcem. Tem cursos de Gestão Hospitalar, Gestão de Saúde e Gestão Empresarial. Atuou na Laqua Consultoria. Recebeu comendas da Câmara Municipal de Campo Grande, da Assembleia Legislativa de MS e já foi homenageado com o Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia. É farmacêutico empreendedor inaugurando e atuando no primeiro laboratório de análises clínicas 24 horas do Estado. No CRF já foi conselheiro regional, Diretor-tesoureiro, membro do GT de Análises Clínicas e Presidente por dois mandatos. Agora atua como Conselheiro Regional em mandato efetivo.

Conselheiro Regional Suplente

Welligton Santussi

Formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista, especialista em Farmacologia Clínica pela mesma Universidade e Mestre em Toxicologia USP Ribeirão Preto, atuo na docência em nível de graduação e pós graduação desde o ano de 2004 , nesse mesmo período exerci atividade Militar por 8 anos, fui Gerente de suprimentos e Logística da Santa Casa de Campo Grande, fui Diretor Executivo da Santa Casa de Naviraí, fui Secretário de Saúde também em Naviraí e atualmente presto consultoria em gestão e implantação de serviços de média e alta complexidade , atendendo hospitais em vários estados do Brasil.

Conselheiro Federal

Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Citologia, em Farmácia Hospitalar e em Saúde Pública. Atua na assistência farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde.

Conselheiro Federal Suplente

Fabiana Vicente de Paula

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), pós-graduada em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFMS, Especialista em Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. Já atuou como Coordenadora da Assistência Farmacêutica - Secretaria Municipal de Saúde de Itaporã e como Supervisora de Estágio em Farmácia Pública do Centro Universitário da Grande Dourados, Atualmente é Coordenadora da Atenção Básica, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde Regional de MS.