sbado, 05 de maio de 2018 às 14h00

Farmacêuticos em ação do CRF/MS é sucesso

Evento foi realizado no dia 5 de maio em alusão Dia do Uso Nacional de Medicamentos

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizou no dia 5 de maio, Dia do Uso Nacional de Medicamentos, a campanha "Farmacêuticos em ação + Saúde para você", em Campo Grande e no interior do Estado. Na Capital a ação foi na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Nova Lima.

O objetivo foi promover a conscientização e também mostrar que o farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população. “Conseguimos levar informações sobre saúde e atendimento farmacêutico a centenas de pessoas do bairro e região. Mostramos que o farmacêutico está pronto para tirar as dúvidas em relação à medicamentos e outros assuntos ligados à saúde. Atingimos o nosso objetivo”, destacou a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

De acordo com o Padre Alberto Miguel de Souza Porto, da Paróquia Nossa Senhora da Graças, o evento foi essencial para os moradores do bairro. “Foi interessante não apenas para levar o atendimento em si, mas também para educar os moradores quanto ao assunto, pois muitos não tinham nem conhecimento sobre todos esses serviços feitos pelos farmacêuticos, e agora eles poderão procurar esses atendimentos nas unidades de saúde e nas próprias farmácias particulares”, relatou o padre.

Acadêmicos  de todas as universidades de Campo Grande e também profissionais de vários setores colaboraram na ação. Foram realizados diversos atendimentos, entre eles: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, consultório farmacêutico, tipagem sanguínea e orientação sobre exames e orientação sobre medicamentos manipulados.

Além disso, ainda tiveram atividades para as crianças. E demais atendimentos para a população relacionados ao cuidado da saúde, como o local para descarte correto de medicamentos, a concessionária de lixo da capital, com explicações também sobre resíduos, Procon, com orientação sobre preços de medicamentos e defensoria pública para orientar sobre os direitos do cidadão quanto ao acesso aos medicamentos fornecidos pelo poder público.

O deputado estadual Paulo Siufi, autor de duas leis recém sancionadas em prol dos farmacêuticos, marcou presença no evento. “Eu como da área da saúde também, como médico, sei da importância do farmacêutico na trabalho multiprofissional. Cada um tem o seu papel, e o farmacêutico é essencial e faz toda a diferença”, ressaltou o parlamentar.

A ação foi realizada também em Dourados, Jardim, Batayporã e Itaporã. O CRF/MS aderiu a campanha nacional do CFF (Conselho Federal de Farmácia). Simultaneamente foram realizadas ações de orientação e conscientização em vários estados do País.

O evento em Mato Grosso do Sul teve o apoio da Anfarmag, Conselheira Federal Márcia Saldanha e demais parceiros.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa