quinta, 12 de julho de 2018 às 14h00

CRF/MS ocupa tribuna da Câmara para Farmácia Clínica avançar na Capital



O vice-presidente do CRF/MS, Alexandre Corrêa, que também é membro do projeto de Farmácia Clínica implantando na rede pública de saúde de Campo Grande, realizou nesta quinta-feira, 12, uma apresentação na Câmara de Vereadores de Campo Grande sobre os resultados obtidos por meio desse trabalho. A presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, acompanhou os trabalhos.

Durante a apresentação realizada pelo representante do CRF/MS aos parlamentares,  Alexandre Corrêa apontou resultados positivos obtidos por meio do atendimento farmacêutico em que os pacientes tiveram melhoras a partir do acompanhamento farmacoterapêutico. Também foram apresentados alguns erros cometidos pelos pacientes no uso de medicamentos, constatados nas unidades que possuem a farmácia clínica, que são corrigidos por meio do acompanhamento do farmacêutico.


O objetivo foi mostrar aos vereadores e à população a necessidade de avançar com os serviços farmacêuticos na rede pública de Campo Grande."O projeto começou em 2015 e chegou a 22 unidades. Para implantar em todas as unidades será necessário elaborar estratégias para que, em determinado período, o farmacêutico possa fazer o atendimento dos pacientes. Nesse caso, teria que interromper por algumas horas a dispensação na farmácia", explica Alexandre Corrêa.

A meta é que Mato Grosso do Sul se mantenha como uma referência nacional quando o assunto é farmácia clínica. Campo Grande foi uma das primeiras cidades a implantar o projeto em 2015 no município, por meio de esforço conjunto do CRF/MS e Prefeitura de Campo Grande.

Em Mato Grosso do Sul, Lei 5.183, de autoria do deputado Paulo Siufi, sancionada em abril deste ano, estabeleceu diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos no MS. O objetivo da legislação é ampliar o serviço para todo o Estado.

Em junho deste ano, o CRF/MS já esteve reunido com o secretário de saúde de Campo Grande, Marcelo Luiz Brandão Vilela, e com o coordenador da atenção básica do município, Gabriel Valdes, para tratar sobre o projeto de Farmácia Clínica de Campo Grande.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa do CRF/MS

Notícias relacionadas

quarta, 11 de julho de 2018 às 13h30 | Ação

PL que proíbe curso EaD para técnico na área da saúde é aprovado na Assembleia Legislativa

O PL 119/2018 que busca proibir a formação em nível de graduação na área da saúde na modalidade ensino a distância (EaD) também esteve em pauta

sexta, 06 de julho de 2018 às 21h00 | Ação

CFF e CRF/MS firmam parceria com SESAU para ação do Bem Estar Global

O evento será dia 24 de agosto

sbado, 30 de junho de 2018 às 18h00 | Ação

CRF/MS participa de ação social

Ação social organizada pela OCB/MS, em comemoração ao dia do cooperativismo.

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe