Notícias

Meeting capacita profissionais sobre Farmácia Clínica

quinta, 11 de maio de 2017 às 16h00

Profissionais de aproximadamente 50 município de MS participam do evento

Teve início nesta quinta-feira, 11, e segue até amanhã, 12, em Campo Grande (MS), o "1º Meeting Nacional de Farmácia Clínica- Linhas de Cuidado". Profissionais de aproximadamente 50 município de MS participam do evento, além de diversos acadêmicos.

A abertura contou com a presença do presidente do CFF (Conselho Federal de Farmácia), Walter da Silva Jorge João, que destacou a importância dos farmacêuticos estarem empenhados nesse novo momento da profissão. "Nossa profissão está passando por um momento de grande transformação. Saímos da zona de conforto para conquistar avanços. Essa nova atuação vai nos tornar ainda mais reconhecido pela sociedade como profissionais da área da saúde", destaca o presidente do CFF.

A presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, que também participou da abertura do evento ressaltou a atuação do farmacêutico clínico. "Nós farmacêuticos podemos fazer a diferença na vida da população. Não seremos vistos apenas atrás de um balcão entregando medicamentos. mas agora vamos orientar e aconselhar os pacientes e em alguns casos até prescrever medicamentos, fazendo verdadeiramente a diferença. Para isso é preciso buscar sempre conhecimento. E esse evento vem de encontro à essa nova realidade", declara.

No evento são abordados diversos temas referente a farmácia clínica. "Temos um projeto do Conselho Federal sobre farmácia clínica que estamos estudando. Hoje já é um grande passo para que os profissionais retornem para os seus postos de trabalho com um olhar diferente", declara a coordenadora de assistência farmacêutica de MS, Nathalia Dantas.

"O evento traz palestrantes de todo o Brasil para abordar sobre diversos temas referentes a Farmácia Clínica. Essa é uma grande capacitação para os farmacêuticos começarem a desenvolver esse atendimento diferenciado", declara uma das coordenadoras do evento e conselheira do CRF/MS, Márcia Saldanha.

Em Campo Grande, 10 unidades já contam com o "consultório farmacêutico" desde 2015 e os resultados já começam a aparecer. "Nós temos dados de que apenas 25% dos pacientes faziam a adesão correta do tratamento. Esse número subiu para 75%. Isso gera uma grande economia para o poder público, pois o tratamento se torna eficiente, evitando desperdícios e principalmente, é um ganho muito grande para a população",  afirma o coordenador de assistência farmacêutica de Campo Grande, Américo Basílio.
 
O evento é realizado pela Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, com apoio do CFF (Conselho Federal de Farmácia) e do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS).

 

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS

Imprimir 0 Comentários

Veja também

Voltar

Convênios

  • NETSHOES
  • Uniodonto
  • Hotel Mohave
  • AVANT TERSET CONTABILIDADE
  • SINFARMS
  • Laqua Consultoria e Análises de Água

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido por:Youzoom