CRF/MS participa de ação para orientar população sobre uso consciente de antibióticos - CRF/MS em ação - Notícias - CRF-MS

sexta, 17 de novembro de 2017 às 12h12

CRF/MS participa de ação para orientar população sobre uso consciente de antibióticos

A atividade fez parte da Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

O CRF/MS participou nesta sexta-feira, 17, da ação sobre o uso consciente de antibióticos realizada pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. A atividade fez parte da Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, com o objetivo de engajar a sociedade e os diversos órgãos em saúde sobre a resistência aos antibióticos e suas consequências na saúde pública.

Na ação foram distribuídos materiais informativos para a população e farmacêuticos e acadêmicos puderam esclarecer dúvidas das pessoas sobre o uso do medicamento. Acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) participaram da atividade.



O aposentado, Antônio Souza Lima, que recebeu orientações importantes afirma que já fez uso equivocado de antibióticos. "Já interrompi o tratamento quando apresentei melhora, não fazendo o uso por todos os dias que estava prescrito. Também tinha algumas dúvidas. A ação foi esclarecedora", garante.



O CRF/MS ainda disponibilizou um ponto para o descarte de medicamentos vencidos.



Durante a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, em Mato Grosso do Sul, as coordenadorias municipal e estadual, com o apoio das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), fizeram visitas aos principais hospitais de Campo Grande (HRMS, Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital da CASSEMS) para orientações e distribuição de material informativo junto as equipes médicas dos hospitais.

Superbactérias e mobilização nacional

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar as doenças provocadas por elas. A resistência aos antibióticos é um mecanismo para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. Uma defesa natural das bactérias que pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções, onde a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

Convocando a sociedade para esse enfrentamento, a Organização Mundial de Saúde promoveu a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos. Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde qualificado antes de tomar antibióticos”, a semana mundial de uso consciente dos antibióticos busca alertar a sociedade para esse recurso precioso. Antes de tomá-los, é importante que as pessoas busquem orientação. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento; o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.



Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

segunda, 17 de dezembro de 2018 às 11h50 | CRF/MS em ação

CRF/MS participa de entrega de reforma da Escola de Saúde Pública

Escola comemora 30 anos nesta segunda-feira

quinta, 25 de outubro de 2018 às 15h00 | CRF/MS em ação

CRF/MS se reúne com diretoria da Santa Casa para implantar pesquisa clínica em MS

O objetivo é implantar um Centro Multidisciplicar de Pesquisa Clínica na Santa Casa

terça, 23 de outubro de 2018 às 14h00 | CRF/MS em ação

Deputados aprovam PL sobre cursos EaD na saúde

Proposta limita a 20% da carga horária dos cursos

quarta, 17 de outubro de 2018 às 12h58 | CRF/MS em ação

Serviço de vacinação é oferecido pela primeira vez em farmácia de MS

Farmácia foi a primeira do Estado a aderir resolução da Anvisa, que permite que farmácias e drogarias realizem atividades de vacinação

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe