CRF/MS e CFF se reúnem com SESAU para tratar sobre a Farmácia Clínica - CRF/MS em ação - Notícias - CRF-MS

quarta, 20 de junho de 2018 às 11h00

CRF/MS e CFF se reúnem com SESAU para tratar sobre a Farmácia Clínica

O objetivo do encontro foi elaborar estratégias que viabilizem os serviços farmacêuticos na rede pública de Campo Grande

Representantes do CRF/MS e do CFF participaram de um reunião nesta quarta-feira, 20, com o secretário de saúde de Campo Grande, Marcelo Luiz Brandão Vilela, e com o coordenador da atenção básica do município, Gabriel Valdes, para tratar sobre o projeto de Farmácia Clínica de Campo Grande.

O objetivo do encontro foi elaborar estratégias que viabilizem os serviços farmacêuticos na rede pública de Campo Grande. "Nós entendemos a importância da atuação do profissional farmacêutico, por isso buscaremos elaborar projetos para que a farmácia clínica esteja cada vez mais presente na rede de saúde de Campo Grande", afirma o secretário de saúde da Capital.

A meta é que Campo Grande se mantenha como uma referência nacional quando o assunto é farmácia clínica. "Nós fomos um dos pioneiros na implantação do projeto e temos alcançado grandes avanços com a aprovação de projetos de lei que regulamentam os serviços farmacêuticos. Agora  precisamos elaborar estratégias para o que serviço continue avançando", afirma o vice-presidente do CRF/MS, Alexandre Corrêa.

A Lei 5.183, de autoria do deputado Paulo Siufi, sancionada em abril deste ano, estabeleceu diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos no MS. O objetivo da legislação é ampliar o serviço para todo o Estado.

Implantado em 2015 no município, por meio de esforço conjunto do CRF/MS e Prefeitura de Campo Grande, os serviços foram ofertados inicialmente em quatro unidades de saúde, passou para 10 unidades em 2016 e no final de 2017 a prefeitura ampliou o atendimento para 22 unidades de saúde. Mas devido às dificuldades encontradas no sistema público, alguns pontos deixaram de oferecer o serviço.

Campo Grande é um dos pólos curso Cuidado Farmacêutico no SUS, realizado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), que tem como objetivo capacitar os profissionais para atuação na Farmácia Clínica. Em Mato Grosso do Sul, Dourados também está recebendo o curso e Três Lagoas foi aprovado como um pólo e o curso deverá ter início em setembro.

Participaram da reunião, a presidente e o vice-presidente do CRF/S, Kelle Slavec e Alexandre Corrêa, o assessor técnico do CRF/MS, Adam Macedo Adami, a conselheira federal, Márcia Saldanha, a integrante da comissão de saúde pública do CFF, Renata Macedo do Nascimento,o coordenador de assistência farmacêutica de Campo Grande, Amador Bonifácio e a coordenadora estadual de assistência farmacêutica, Nathália Dantas , além de outros representantes do setor farmacêutico.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

quinta, 25 de outubro de 2018 às 15h00 | CRF/MS em ação

CRF/MS se reúne com diretoria da Santa Casa para implantar pesquisa clínica em MS

O objetivo é implantar um Centro Multidisciplicar de Pesquisa Clínica na Santa Casa

terça, 23 de outubro de 2018 às 14h00 | CRF/MS em ação

Deputados aprovam PL sobre cursos EaD na saúde

Proposta limita a 20% da carga horária dos cursos

quarta, 17 de outubro de 2018 às 12h58 | CRF/MS em ação

Serviço de vacinação é oferecido pela primeira vez em farmácia de MS

Farmácia foi a primeira do Estado a aderir resolução da Anvisa, que permite que farmácias e drogarias realizem atividades de vacinação

terça, 25 de setembro de 2018 às 12h40 | CRF/MS em ação

Presidente do CRF/MS e conselheira federal recebem homenagem da Câmara de Vereadores

As representantes da farmácia receberam Moção de Congratulação

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe