CRF/MS e Santa Casa assinam termo de cooperação em relação ao quadro de farmacêuticos no hospital - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

tera, 17 de abril de 2018 às 09h00

CRF/MS e Santa Casa assinam termo de cooperação em relação ao quadro de farmacêuticos no hospital

A assinatura é referente a presença de farmacêuticos em todos os setores relacionados à farmácia do hospital

O CRF/MS conquistou mais uma grande vitória para a categoria nessa segunda-feira (16). É que foi assinado entre o Conselho e a Santa Casa -  Associação Beneficente de Campo Grande um termo de cooperação técnica para adequação à legislação pertinente, como por exemplo, a presença de farmacêuticos em todos os setores relacionados à farmácia do hospital, assim como em todo o período de funcionamento.

A Associação Beneficente reconhece que todos os setores de dispensação de medicamentos subordinados ao Serviço de Farmácia Hospitalar, inclusive as farmácias satélites, são classificados como farmácias hospitalares, e que atualmente, não possui nos quadros profissionais farmacêuticos suficientes para a assistência em tempo integral de todas as unidades subordinadas ao Serviço de Farmácia Hospitalar.

Como há uma falta de profissionais qualificados para este serviço na Capital, a Associação Beneficente comprometeu-se a, em cinco anos contados da assinatura do presente, contratar profissionais farmacêuticos devidamente habilitados pelo CRF/MS para atuar em cada uma das farmácias subordinadas ao Serviço de Farmácia Hospitalar,
No entanto, desde já, as farmácias internas da Santa Casa, inclusive as satélites, ficarão sob responsabilidade cumulativa e supervisionada de um profissional farmacêutico por até duas farmácias no período diurno. No período noturno as farmácias satélites ficarão sob a responsabilidade de três farmacêuticos, sendo: 01 farmacêutico responsável pelas farmácias do pronto socorro, PRONTOMED, farmácia central e 1° andar, 01 farmacêutico para as farmácias satélites do cento cirúrgico geral, do centro cirúrgico da oftalmologia e do centro obstétrico, e 01 farmacêutico para as farmácias satélites dos 2°, 4°,  5° e 6° andares. As farmácias satélites da Oncologia e da Nefrologia já contam com 01 farmacêutico responsável por todo horário de funcionamento.

De acordo com o diretor presidente da Associação Beneficente, Esacheu Nascimento, “Queremos cumprir este termo antes mesmo do prazo. Sabemos da importância do farmacêutico nos seus postos de trabalho. Faz uma diferença muito grande ter um profissional qualificado nesses serviços específicos, não tem porque essas vagas serem preenchidas por outros profissionais de outras áreas”.

Participaram da assinatura, a diretoria e farmacêuticos do hospital, além da diretoria do CRF/MS, como a presidente, Kelle Slavec, vice-presidente, Alexandre Corrêa e tesoureiro, Flávio Shinzato. O assessor jurídico do Conselho, Marcelo Alexandre e o farmacêutico Adam Adami que compõe a parte técnica também marcaram presença.

“Esse termo de cooperação representa um avanço para a nossa categoria. Sabemos que em cada setor é preciso ter pessoas qualificadas para o serviço. Estamos muito felizes por ter feito essa assinatura. Todos saem ganhando, farmacêuticos e a sociedade com um bom atendimento”, destacou a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec. 

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

sexta, 03 de agosto de 2018 às 17h10 | Farmacêutico

Conselhos de Farmácia e Odontologia planejam ações sobre farmacologia aplicada à odontologia

O objetivo do encontro foi planejar a realização de um evento sobre farmacologia aplicada à odontologia

quinta, 02 de agosto de 2018 às 17h00 | Farmacêutico

Confira o passo a passo para reimpressão da certidão de regularidade

O CRF/MS lembra que a certidão de regularidade tem validade de 90 dias

segunda, 30 de julho de 2018 às 10h00 | Farmacêutico

CFF publica portaria que trata do credenciamento para o curso de formação complementar em vacinação

O farmacêutico está apto a administrar vacinas humanas após realizar curso de formação complementar presencial

quarta, 25 de julho de 2018 às 10h35 | Farmacêutico

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova letra legível em receitas

A finalidade é garantir ao paciente os dados relativos ao medicamento

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe