CRF/MS participa de audiência pública sobre Cursos à Distância na Área da Saúde - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

sbado, 09 de junho de 2018 às 09h00

CRF/MS participa de audiência pública sobre Cursos à Distância na Área da Saúde

A audiência foi realizada na Assembleia Legislativa

A presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, o vice-presidente, Alexandre Correa, o diretor tesoureiro, Flávio Shinzato e o assessor técnico Adam Macedo participaram, na tarde desta sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa de MS, da audiência pública para debater sobre os “Cursos à Distância na Área da Saúde”. A audiência foi realizada por intermédio do deputado estadual Paulo Siufi. A Conselheira Federal, Márcia Saldanha também marcou presença.

A intenção foi debater sobre o Decreto Federal nº 9.057/17 e a Portaria Normativa nº 11/2017, do Ministério da Educação, que flexibilizaram as regras e a fiscalização dos cursos a distância.

Segundo dados apresentados na audiência pela farmacêutica Zilamar Camargo Costa, que é coordenadora da comissão de educação do CFF (Conselho Federal de Farmácia), de fevereiro de 2017 a março de 2018 houve um crescimento de 124% no número de vagas de EaD oferecidas no Brasil, voltadas para a área de saúde. Passou de 274.603 vagas para 616.532.

Farmácia: de 9.320 vagas para 49.199 - aumento de 428%.

Na próxima terça-feira (12) o deputado estadual Paulo Siufi se comprometeu em apresentar um Projeto de Lei sobre a proibição de cursos EaD voltados para formação de profissionais da área de saúde em MS. "Precisamos discutir mais esse assunto. É um absurdo isso que está sendo feito. Não podemos fechar os olhos para isso. O EAD em Saúde não prepara adequadamente o estudante. Isso porque é necessário, a vivência do processo de aprendizagem in loco para que o profissional tenha condições de atuar em uma área ligada diretamente à vida das pessoas,"destacou o parlamentar.

"Essa audiência foi mais um grande passo para a nossa luta em prol do bom aprendizado e em prol do futuro dos nossos profissionais. Temos que pensar na qualidade dos farmacêuticos e no serviço que será prestado à população", ressaltou a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

A audiência foi acompanhada por vários conselhos da área da saúde aqui do Mato Grosso do Sul e também pelo Senador Waldemir Moka, Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta e o vereador de Campo Grande, Wilson Sami.

No dia 21 de maio o CRF/MS realizou uma reunião com os Conselhos profissionais da área da saúde e com os parlamentares para tratar do assunto.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa do CRF/MS - Imprimir