Projeto prepara farmacêuticos para implementar e prestar serviços clínicos - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

quinta, 04 de outubro de 2018 às 08h00

Projeto prepara farmacêuticos para implementar e prestar serviços clínicos

Oportunidade!

Impulsionar a mudança de postura do profissional e fornecer ferramentas para construção e fortalecimento de projetos inovadores, voltados ao cuidado em saúde. São objetivos que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) quer atingir com a formação continuada oferecida a farmacêuticos e estudantes de Farmácia mineiros. O projeto, Transformação Farmacêutica: Profissionais a Caminho de Resultados, está com inscrições abertas e tem início dia 19 de outubro. As primeiras cidades contempladas serão Belo Horizonte e Montes Claros.

Inicialmente, o projeto será oferecido a dez municípios mineiros, segundo estado em número de farmácias e em população farmacêutica, que já passa dos 20 mil profissionais registrados. Posteriormente, a capacitação poderá ser expandida para outras regiões do Brasil. A expectativa dos organizadores é que cada egresso se torne um agente multiplicador do conhecimento adquirido, no local onde irá atuar ou onde já trabalha.

O evento de abertura será o Fórum Farmacêutico que a Sociedade Precisa, dia 19 de outubro, sexta-feira, das 18h às 21h30. Na ocasião, serão debatidos temas relacionados ao perfil do egresso do curso de Farmácia. O presidente do CFF, Walter Jorge João, estará presente neste Fórum. Ele afirma que o conteúdo está bastante interessante e abrangente, pois ajudará os interessados a construirem cenários transformadores para o campo de atuação clínica, de acordo com as necessidades da sociedade atualmente. “Elaboramos um cronograma, pensando em todos os profissionais da Farmácia, principalmente, naqueles que já atuam ou desejam atuar com excelência nos diversos serviços de cuidado ao paciente previstos nas resoluções do CFF”.

O cronograma se desdobra em dois momentos, entre os quais, no primeiro, haverá dois módulos, cada um com dois dias de curso, em que serão oferecidas ferramentas para que os participantes possam desenvolver, implementar e gerenciar projetos de cuidado e de educação em saúde, além de fornecer conhecimentos para que os participantes possam avaliar e criar indicadores de estruturas, processos e resultados. No segundo módulo, os participantes trarão exemplos se situações reais ou hipotéticas a serem trabalhadas sob a orientação dos facilitadores.

De acordo com o coordenador do projeto e conselheiro federal pelo estado de Minas Gerais, Dr. Gerson Antônio Pianetti, o programa foi pensado no sentido de reforçar a ideia de que todo farmacêutico é um educador. “Quando o paciente traz uma prescrição em busca de uma cura, se ele não tiver a educação sobre como utilizar a medicação da forma adequada e segura, ele não vai atingir o resultado. É o farmacêutico o profissional habilitado e preparado para fazer essa orientação”, explica.

A farmacêutica Elaine Baptista, uma das gestoras do projeto, explica que o treinamento inclui, ainda, técnicas de mudança de comportamento. “Isso propiciará ao nosso colega repensar qual é o nosso real papel como profissional de saúde num cuidado mais humanizado. Eu tenho certeza de que quem vier participar deste projeto conosco irá gostar muito do resultado, tanto pela metodologia que desenvolvemos, quanto pela forma como será conduzido e, principalmente, por poder visualizar como colocar em prática e encontrar respostas, em grupo, aos problemas que cada um vive, no dia a dia, na sua realidade de trabalho”.

Acesse a página do evento e garanta a sua inscrição!

Fonte: CFF - Imprimir