Diretora do CRF/MS participa de Conferência Municipal de Saúde em Dourados - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

quinta, 11 de abril de 2019 às 10h00

Diretora do CRF/MS participa de Conferência Municipal de Saúde em Dourados

O evento é hoje e amanhã

A diretora secretária do CRF/MS, Letícia Castellani, participou nesta quinta-feira (11), da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema central “Democracia e Saúde”. O evento está sendo realizado em Dourados e segue até amanhã (12).

O evento vai debater em torno dos eixos temáticos “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

De acordo com a diretora do Conselho, é preciso “ampliar e fortalecer a participação do farmacêutico na rede de cuidados da atenção básica para prestar acompanhamento farmacoterapêutico, promovendo o uso racional de medicamentos e garantindo a informação para profissionais e usuários, por meio de ações individuais e coletivas humanizando o atendimento”.

As Conferências de Saúde consistem em fóruns públicos que acontecem a cada quatro anos, por meio de discussões realizadas em etapas locais, estaduais e nacional, com a participação de segmentos sociais representativos do SUS (prestadores, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema), para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde pública.

Os Conselhos e as Conferências de Saúde são instâncias oficiais de controle social que oferecem a possibilidade da participação de atores historicamente não incluídos nos processos decisórios do país, estados ou municípios, com o objetivo de influenciarem na definição e execução das políticas públicas de saúde.

O controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública através de ações de fiscalização, monitoramento e controle dos atos da Administração Pública. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão da coisa pública.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir