Comenda do Mérito Farmacêutico será dia 8 de novembro - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

segunda, 04 de novembro de 2019 às 17h30

Comenda do Mérito Farmacêutico será dia 8 de novembro

Dra Maria Guilhermina Pereira Ortiz será a homenageada

A solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol de 2019 será no dia 8 de novembro. A entrega será às 21h no La Riviera Buffet, na Rua Pedro Celestino, 2363, em Campo Grande-MS.

A Comenda foi regulamentada em 2015 e tem o objetivo reconhecer profissionais farmacêuticos inscritos que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

O primeiro a receber a Comenda, em 2015, foi o Dr Ronaldo de Jesus, em 2016 foi o Dr Américo Basílio Nogueira, em 2017 foi a Dra Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal e em 2018 foi o Dr Olentino Garcia Queiroz. Este ano quem receberá a homenagem do Conselho será Dra Maria Guilhermina Pereira Ortiz, farmacêutica que inaugurou a primeira farmácia magistral de Dourados.

"Sinto-me muito feliz em receber a Comenda do Mérito Farmacêutico neste ano. A importância do reconhecimento da profissão farmacêutica e do profissional farmacêutico no cumprimento da sua missão me traz um orgulho imenso e vem coroar a minha história profissional", destacou a homenageada, Maria Guilhermina Pereira Ortiz.



Maria Guilhermina é Farmacêutica-Bioquímica, formada pela UNESP – Araraquara/SP, em 1978. Tem especialização em Manipulação Magistral, em Homeopatia, em Atenção Farmacêutica, em Educação na área de Concentração em Magistério Superior. Durante o curso de graduação, atuou em diversos trabalhos de pesquisas na própria universidade, também em pesquisas junto ao Instituto Butantã - SP, no setor de soros e vacinas. Trabalhou também no Instituto Adolfo Lutz.

Atuou por oito anos no setor de laboratório de análises clínicas e em 1988 abriu o próprio negócio, a empresa Farmaphórmulas Farmácia de Manipulação, hoje com o nome Espaço Farmácia Guilhermina Ortiz. Está há 32 anos no setor de farmácia magistral.

Manteve por dois anos um programa de TV “Autoestima”, em que apresentava entrevistas com profissionais da área da saúde.




Sobre a Comenda

A comenda carrega o nome de “Mário José Bertuol” nascido em 17 de novembro de 1936, em Farroupilha/RS. Prestou o serviço militar, em Porto Alegre/RS. Ingressou na faculdade de Farmácia e se formou em 1967. Em 1970 foi aprovado em 1º lugar no Brasil na Escola de Saúde do Exército, como Farmacêutico Bioquímico, tendo sido promovido já a 1º Tenente e iniciado sua carreira como oficial.

Serviu em várias localidades: Rio de Janeiro/RJ, Porto Murtinho/MS, Porto Alegre/RS, Cuiabá/MT e Campo Grande/MS, onde atuou no Hospital Geral de Campo Grande como Chefe do Laboratório, permanecendo até ir para a reserva, em 1991, como Tenente-Coronel. Militou no Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul na comissão de ética e exerceu um mandato como diretor tesoureiro. Exemplo de ética, dedicação, seriedade e companheirismo, faleceu em 4 de julho de 2002.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

quarta, 13 de novembro de 2019 às 16h00 | Farmacêutico

Expediente feriado

Proclamação da República

terça, 12 de novembro de 2019 às 16h00 | Farmacêutico

NOTA DE FALECIMENTO

Farmacêutica Vera Helena Bastos Ribas

segunda, 11 de novembro de 2019 às 17h30 | Farmacêutico

Campanha de atualização da cédula cartão do CRF/MS

Basta solicitar o requerimento por e-mail

sexta, 08 de novembro de 2019 às 16h00 | Farmacêutico

Enquete para escolha do nome para a Medalha Mérito Legislativo

Participe

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe