segunda, 16 de outubro de 2017 às 08h00

Farmacêutica inicia implantação de Auriculoterapia em programa de antitabagismo da SESAU

Saiba quem é e como o trabalho funciona!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. Em Campo Grande a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) desenvolve um programa de controle e tratamento do tabagismo em que mais de três mil fumantes já participaram e aproximadamente 775 pararam de fumar entre janeiro de 2016 e maio deste ano.

O programa funciona de acordo com que o Ministério da Saúde recomenda. No início são realizadas, em grupo de no máximo 10 pacientes, quatro sessões, uma por semana, passando para encontros quinzenais e depois mensais. O acompanhamento dura até um ano.

As sessões acontecem no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza os adesivos de nicotina, bupropiona e a goma de mascar.

Mas, o programa da Sesau, tem um diferencial que é a Auriculoterapia. A farmacêutica do NASF do bairro Seminário, Ana Helena da Silva Gimenez, foi quem iniciou a implantação da Auriculoterapia, que é uma prática da medicinal tradicional chinesa que trata disfunções físicas, mentais e emocionais através da aplicação de sementes de mostarda no pavilhão auricular.

"Para o tabagismo nós utilizamos um protocolo no qual aplicamos a semente no ponto do vício, da ansiedade e dos pulmões. Estamos oferecendo mais essa alternativa na terapia e temos tido bastante resultado também", destaca a farmacêutica.

“É muito bom quando vemos farmacêuticos se destacando com projetos em prol da saúde da população. A Dra Ana Helena tem feito um ótimo trabalho e merece o nosso reconhecimento e dos demais colegas de profissão”, ressalta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

Para participar do programa, basta a pessoa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e saber se lá tem programa antitabagismo.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

terça, 04 de setembro de 2018 às 08h00 | Farmacêuticos em destaque

Farmacêutico de MS é premiado com melhor trabalho em Simpósio Nacional

Uriel Massula é integrante da Comissão de Farmácia Clínica do CRF/MS

quarta, 11 de abril de 2018 às 07h55 | Farmacêuticos em destaque

Farmacêutico de MS assume Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde

Osnei Okumoto já atuava em funções estratégicas no Ministério da Saúde

quinta, 22 de março de 2018 às 12h00 | Farmacêuticos em destaque

Farmacêutico de MS é nomeado como conselheiro no Conselho Nacional de Saúde

Wilson Hiroshi assumiu no lugar da profissional Lorena Baía

sexta, 09 de fevereiro de 2018 às 11h00 | Farmacêuticos em destaque

Delegado regional de Três Lagoas comemora 50 anos de profissão

CRF/MS parabeniza o Dr Olentino Queiroz

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido pela dedicada equipe