Notícias

Prefeitura de Campo Grande amplia atendimento de farmácia clínica nas unidades de saúde

terça, 28 de novembro de 2017 às 17h30

CRF/MS é parceiro da implantação do serviço com a capacitação dos profissionais

A farmácia clínica deu mais um grande passo em Campo Grande. O serviço que começou em agosto de 2015, com atendimento em quatro unidades de saúde, passou para 10 unidades em 2016 e agora a prefeitura ampliou o atendimento para 22 unidades de saúde. A implantação do serviço está sob cuidado da coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O CRF/MS e o CFF participaram ativamente na implantação deste serviço sendo parceiros no quesito de capacitação dos profissionais que hoje atuam nas farmácias clínicas do município. Os profissionais passaram por treinamentos para aperfeiçoamento no atendimento.

“É uma vitória muito grande essa ampliação no atendimento. É um ganho para a população e para a categoria, já que os farmacêuticos estão mostrando um serviço diferenciado”, destaca o integrante da Comissão de Farmácia Clínica do CRF/MS, Amador Alves Bonifácio Neto.

Kauê Cézar Sá Justo que também é integrante da Comissão do Conselho, fez a pesquisa de mestrado dele nas UBS de Campo Grande quando o projeto ainda estava bem no início e destaca a importância deste serviço: “Vi o quanto é importante e necessário o profissional farmacêutico junto ao paciente. E mais do que isso, os próprios pacientes demonstravam a satisfação e que era um serviço que deveria ser desenvolvido em todas as unidades de saúde. Os pacientes perguntavam porque não tinha aquele tipo de atendimento todos os dias. Ganho para os usuários e para os profissionais, sem dúvida”. 

Neste serviço, o farmacêutico presta um atendimento individualizado à população. Esclarece a forma correta de utilização de cada medicamento, bem como verifica a eficácia e segurança do tratamento, além da verificação de interação medicamentosa, conciliação de medicamentos, adesão ao tratamento, orientação sobre automedicação e plantas medicinais, solicitação de exames laboratoriais para acompanhamento do tratamento e encaminhamentos para outros profissionais de saúde.

O serviço é oferecido de forma agendada, ou seja, o interessado neste serviço precisa programar a consulta farmacêutica.

Confira os locais de atendimento: unidades básicas de saúde da família (UBSF) Los Angeles, Botafogo, Aero Itália, Estrela D’Alva, Alves Pereira, Itamaracá, Macaúbas, Zé Pereira, Cidade Morena e Tarumã; unidades básicas de saúde (UBSs) Universitário, Silva Regina, Pioneiro, Jockey Clube, Carlota, Coophavilla, Coronel Antonino, Caiçara, Moreninha, Indubrasil, Tiradentes e Dona Neta.

(com informações da assessoria da prefeitura e fotos dos profissionais)

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS

Imprimir 0 Comentários

Veja também

Voltar

Convênios

  • NETSHOES
  • Hotel Mohave
  • Uniodonto
  • Laqua Consultoria e Análises de Água
  • AVANT TERSET CONTABILIDADE
  • SINFARMS

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090

Desenvolvido por:Youzoom