Conselho instrui médicos para prescrição de antibióticos
Os Conselhos de Medicina querem ampliar a divulgação das novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos entre os médicos brasileiros. Segundo reportagem do portal Saúde Business Web, o Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhará a todos os médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) um comunicado pela internet com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 28 de novembro.
A regra vale para o uso e o comércio de 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, algumas das mais vendidas no País. Ainda de acordo com a publicação, o presidente do CFM, Roberto Luiz d"ávila acredita que os Conselhos de Medicina estão voltados para a divulgação e orientação dos profissionais, sendo necessário adaptação às novas regras tanto do médico, quanto das empresas.
O CFM ainda analisa que as novas regras dão seguranças aos médicos e aos pacientes, já que o uso indiscriminado de medicamentos dificulta qualquer tratamento e fortalece as bactérias.