Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmácia hospitalar em debate pela criação da Divisão de Farmácia

Em Mato Grosso do Sul, o CRF/MS está contactando farmacêutios para a formação de uma comissão hospitalar. Interessados devem procurar a presidência

Na última quarta-feira, o CFF participou da primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) que discutiu a readequação da estrutura organizacional dos hospitais universitários, em especial, no que tange à não secção da farmácia hospitalar. O encontro aconteceu na sede da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em Brasília no Distrito Federal.

A proposta apresentada pelo CFF, através do DAF (Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde) prevê a criação da Divisão de Farmácia - nos hospitais universitários - subordinada à Gerência de Atenção à Saúde, e composta pelas unidades de abastecimento farmacêutico, de dispensação e de farmácia clínica.

Em contraponto, a proposta apresentada pela Ebserh, prevê que as unidades de Abastecimento Farmacêutico, de Farmácia Clínica e de Dispensação Farmacêutica devem estar subordinadas, diretamente, à Divisão de Gestão de Cuidado que, por sua vez está ligada à Gerência de Atenção à Saúde. Segundo a empresa, essa proposta representa o máximo do que é possível fazer, dentro do limite de suas competências no âmbito da Empresa.

O assessor da presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, afirmou que o Conselho vai continuar na busca pela criação da Divisão de Farmácia, nos hospitais universitários. Palhano argumenta que o modelo de organograma proposto pela Ebserh, além de não corresponder ao modelo de farmácia hospitalar adotado por importantes instituições de saúde nacionais e internacionais pode refletir negativamente no aprendizado. Para ele, é impossível dissociar a área técnico-assistencial da área logístico-administrativa, e muito menos, dissociar ambas da docência.

No organograma proposto pela Ebserh há uma Divisão Médica e uma Divisão de Enfermagem. “A proposta do CFF de criar uma Divisão de Farmácia, nos hospitais universitários, está longe de ser uma questão corporativista, mas uma oportunidade concreta de melhorar a atuação da equipe multiprofissional preconizada pelo Ministério da Saúde, inclusive quanto aos aspectos relacionados à segurança do paciente”, comentou o assessor do CFF.

Em Mato Grosso do Sul, o CRF/MS está contactando farmacêutios para a formação de uma comissão hospitalar. Interessados devem procurar a presidência.