CRF/MS e CFF apoiam campanha contra violência doméstica - Sinal Vermelho - Ação - Notícias - CRF-MS

quarta, 10 de junho de 2020 às 10h00

CRF/MS e CFF apoiam campanha contra violência doméstica - Sinal Vermelho

Farmácias e drogarias podem se transformaram em canal de denúncia. Instituições de MS receberam convite para participar. Saiba mais

A partir desta quarta-feira (10) as farmácias e drogarias de Mato Grosso do Sul se transformarão em um canal silencioso de 'denúncia' à vítima de violência doméstica.  Muitas mulheres não têm como denunciar a violência sofrida dentro de casa. E a ideia é que ao conseguir sair, se dirijam à uma farmácia ou drogaria (previamente cadastrada à campanha) e mostrem a mão com uma marca de “x” ao atendente, balconista ou farmacêutico, que na sequência acionará a polícia. Vale ressaltar que os trabalhadores do estabelecimento de saúde, não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar. Atuarão simplesmente como comunicante.

A campanha é idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça e Associação dos Magistrados Brasileiros, e conta com o apoio do CRF/MS (Conselho regional de Farmácia de MS) e Conselho Federal de Farmácia, e tem o objetivo de ampliar os canais de denúncia para atender a mulher vítima de violência doméstica. Em dezembro do ano passado, uma mulher que era mantida em cárcere privado junto com a filha pelo marido, aproveitou que eles foram vacinar a criança e denunciou a violência sofrida. Esse caso aconteceu no interior de Mato Grosso do Sul.

"A pessoa que sofre agressão muitas vezes não consegue avisar ninguém sobre o que está passando. E o agressor, muitas vezes, acaba deixando a vítima sair apenas para procurar um atendimento de saúde ou comprar um remédio. Por isso é fundamental que todas as farmácias e drogarias participem, e ajudem", destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, explicando que o CRF/MS também promoveu reuniões convidando instituições públicas do Estado para aderir.

Inicialmente, a ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, podendo chegar a quase 90 mil. Mato Grosso do Sul conta com 1.561 farmácias e drogarias (públicas e privadas) registradas no CRF/MS, sendo que destas, 443 são de Campo Grande, todos estabelecimentos de saúde aptos a participar.

O CRF/MS recomenda que todas as farmácias e drogarias, tanto da rede pública como privada, participem e promovam este ato de responsabilidade social. Durante a pandemia de Coronavírus, os casos de violência doméstica aumentaram consideravelmente, e esta campanha é uma forma de tentar barrar esse índice negativo.

Dados sobre feminicídio

Em março e abril, o índice de feminicídio no Brasil cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal.

Dados sobre feminicídio em MS – Mapa do feminicídio de MS (lançado pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a Delegacia-Geral da Polícia Civil)

No ano de 2019, em Mato Grosso do Sul, 30 mulheres foram vítimas de feminicídio.
98 sobreviveram para contar suas histórias.
A cada mês, 130 mulheres registraram BO por estupro;
A cada semana, 150 mulheres sofreram agressões físicas tipificadas como lesão corporal dolosa;
A cada dia, 51 mulheres denunciaram terem sofrido algum tipo de violência doméstica;
A cada hora, 2 mulheres foram vítimas de ameaça.
O Mapa do Feminicídio constatou que 77% das mortes ocorreram naquele local onde as mulheres deveriam estar mais seguras: na sua residência; que em 37% dos casos os autores utilizaram de arma branca (faca, canivete ou machadinha); que 56,66% das mulheres foram mortas por homens com quem conviviam e tinham relacionamento afetivo; que em 40% dos casos o motivo foi a não aceitação do término do relacionamento e que em 33,33%, o motivo alegado foi ciúmes – o que denota sentimento de posse sobre a vítima.

Como participar da Campanha Sinal Vermelho?

Todas as farmácias e drogarias do País automaticamente já estão aptas a participar da Campanha. Para informar a adesão basta enviar o “termo de adesão” assinado digitalmente em formato de foto (disponível no site do CRF) para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br. Você também poderá enviar uma mensagem de Whatsapp para (61) 98165-4974.

Se você tiver alguma dúvida, é só enviar um e-mail para: eventos@crfms.org.br ou solicitar informações pelo celular/whatApp: (67) 9 9844-9371.

Qual será a ação de mobilização?

Um “X” escrito com batom (ou outro material) na palma da mão da mulher vítima de violência, que pode ser mostrado na farmácia. Quando a vítima apresentar o “X”, o atendente deve ligar para o número 190 e acionar a Polícia Militar. Em seguida, se possível, conduzir a vítima a um espaço reservado pela farmácia, que pode ser a sala de medicamentos ou o escritório, para aguardar a chegada da polícia. Para a segurança de todos e sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes.

Como agir se a vítima não puder esperar a chegada da polícia?

Tente obter informações importantes da vítima para repassar à Polícia Militar, como nome, endereço e telefone.

Para difundir a campanha, os organizadores contam com o apoio do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil, Conselho Nacional dos Comandantes Gerais, Colégio das Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência Doméstica, Fonavid, Ministério Público do Trabalho, Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais,  Conselho Nacional do Ministério Público, Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, Promulher do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Abrafarma, Abrafad, Instituto Mary Kay, Grupo Mulheres do Brasil e Mulheres do Varejo.

CONFIRA O MATERIAL GRÁFICO DA CAMPANHA E MAIS INFORMAÇÕES:

- Cartaz A4: Faça download

- Cartilha Sinal Vermelho: Faça download