Dourados recebe drive thru de Descarte Correto de Medicamentos dia 19 de setembro - Ação - Notícias - CRF-MS

quinta, 10 de setembro de 2020 às 14h00

Dourados recebe drive thru de Descarte Correto de Medicamentos dia 19 de setembro

Na ação terá ainda local para descarte de eletrônicos

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) realizará no dia 19 de setembro, em Dourados, um Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos e Eletrônicos. A primeira ação foi realizada em maio deste ano em Campo Grande e foi um sucesso e agora a ideia é expandir a iniciativa para conscientizar mais pessoas sobre o descarte correto e assim contribuir com a saúde das famílias e proteger o meio ambiente.

Muitas famílias possuem em casa a "caixinha de medicamentos" e muitas vezes, parte deles vencidos. A destinação correta ajuda a evitar acidentes domésticos, principalmente com as crianças em casa, como também a preservação do meio ambiente, pois se descartado corretamente, evitará com que seja jogado no vaso sanitário, na pia ou qualquer outro ambiente. A situação dos eletrônicos é a mesma coisa, acabam sendo jogados em vias públicas.

Como neste período de pandemia a orientação é distanciamento social, a população poderá fazer o descarte do medicamento e do lixo eletrônico sem descer do veículo. O Drive Thru será no estacionamento da Farmácia Pague Menos, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2596.



Vale destacar que qualquer tipo de medicamento pode ser descartado no recipiente adequado. Quanto aos eletrônicos, a Recic.LE receberá televisores inteiros, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, entre outros. Na parte dos eletrônicos não pode ser descartado: pilhas, lâmpadas, tubo de TV, toner de impressoras ou produtos desmontados.


Em Mato Grosso do Sul existe a Lei Estadual Nº 5180 DE 12/04/2018 que torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias. A lei obriga as farmácias e drogarias manterem recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade expirado, a disposição dos clientes.

Descarte – Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos.  Nas Regiões Centro-Oeste/Norte, o porcentual é ainda maior, 85%. O índice somente é superado pelo apurado na Região Nordeste, 87%. Nas regiões Sudeste e Sul os porcentuais foram de 75% e 53%, respectivamente. Pelos resultados da pesquisa, a maioria da população descarta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos no lixo comum. Quase 10% afirmaram que jogam os restos no esgoto doméstico (pias, vasos sanitários e tanque).

A pesquisa constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Na região centro-oeste/norte este índice sobe para 80%, nordeste fica em 79%, sudeste (77%), sul (71%).

CONFIRA COMO FOI A AÇÃO EM CAMPO GRANDE: VEJA MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI! 




DOURADOS

DATA: 19 de setembro (sábado), das 7h às 13h.
LOCAL: estacionamento da Farmácia Pague Menos - na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2596 (esquina com a Rua Toshinobu Katayama).
Informações: (67) 99844-9371 ou eventos@crfms.org.br

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa do CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

quarta, 17 de junho de 2020 às 20h00 | Ação

Instituições convidam e prefeitura confirma farmácias públicas na campanha sinal vermelho

Farmácias se transformaram em mais um ponto para denúncia de violência doméstica

quarta, 10 de junho de 2020 às 10h00 | Ação

CRF/MS e CFF apoiam campanha contra violência doméstica - Sinal Vermelho

Campanha Sinal Vermelho

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090 - crfms@crfms.org.br

Desenvolvido pela dedicada equipe