Tatsuya Sakuma foi o nome mais votado na enquete para escolha do nome para a Medalha Mérito Legislativo - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

quinta, 28 de novembro de 2019 às 09h00

A condecoração que será concedida anualmente pela Vereadores de Campo Grande

O CRF/MS realizou uma enquete pública para escolha do nome para a Medalha Mérito Legislativo da Câmara de Vereadores de Campo Grande, condecoração que será concedida anualmente pela Vereadores de Campo Grande em sessão solene no dia 25 de setembro de cada ano,  em comemoração do dia municipal do farmacêutico, de iniciativa da Diretoria do CRF/MS e de propositura da Vereadora Enfermeira Cida Amaral.

Foram colocados para votação o nome de três personalidades farmacêuticas de destaque em Mato Grosso do Sul: Hércules Maymone, Tatsuya Sakuma e Eldo Padial.

Foram 230 votos, e o mais votado foi o Dr Tatsuya Sakuma com 185 votos (80,4%). Na sequência ficou Hércules Maymone com 37 votos (16,1%) e Eldo Padial com 8 votos (3,5%).

“Fiquei muito feliz pela indicação do meu nome para esta enquete, e agora com esse resultado, fiquei realmente muito honrado. Agradeço muito a todos que participaram deste processo. Para mim foi uma grande surpresa, os demais nomes da enquete são muito dignos desta homenagem e sabemos da importância deles na nossa profissão. Estou muito lisonjeado por poder dar nome à uma condecoração de tal relevância”, destacou o farmacêutico Tatsuya Sakuma.

. Farmacêutico Dr. Tatsuya Sakuma
Mestre e Doutor em Farmácia, área de Análises Clínicas, pela Universidade de São Paulo (USP). MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Bioquímica Geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande – MS, (1970). Membro Emérito da Associação Americana de Química Clínica, Washington DC, USA, 1981 – 2014. Foi chefe do Laboratório Clínico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1976 – 1980. Atua como Diretor Técnico do Laboratório Bioclínico.

Ao longo da carreira, Dr. Tatsuya participou de mais de 13 Congressos Internacionais e mais de 45 Congressos Nacionais na área das análises clínicas. Além de realizar mais de 75 cursos de curta duração no segmento das análises clinicas, fez vários estágios em laboratório de análises clínicas no Brasil, Estados Unidos e Japão e tem 16 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Dr. Tatsuya foi Diretor do Laboratório Clínico do Hospital Universitário da UFMS de 1976 a 1980, Professor Titular da disciplina de Bioquímica Clinica da UFMS de 1976 a 2003, Professor da Disciplina de Exames Complementares no Diagnóstico Pediátrico no Curso de Pós-Graduação em Pediatria da UFMS de 1998 a 2003. Dr. Tatsuya é Membro Emérito da Associação Americana de Química Clínica - Washington - DC, USA de 1981 a 2014 e é Diretor do Laboratório Bioclínico, em Campo Grande.

CURRICULO E FORMAÇÃO ACADÊMICA:
• Doutorado em Farmácia (Análises Clínicas) 1998 - 2001
• Universidade de São Paulo Ano de obtenção: 2001; Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
• Mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) 1975 - 1977
• Universidade de São Paulo. Ano de Obtenção: 1977. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
• Graduação em FARMACIA BIOQUIMICA 1966 - 1970
?