Conselho de Farmácia e parceiros realizam 1º Drive Thru do Descarte Correto de Medicamentos e Eletrônicos - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

segunda, 11 de maio de 2020 às 21h00

A ação será dias 14 e 15 de maio

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) realiza nesta quinta (14) e sexta-feira (15) o 1º Drive Thru do Descarte Correto de Medicamentos. A iniciativa integra as ações do mês de maio, quando se conscientiza em todo o Brasil sobre o uso correto de medicamentos.

O Conselho também está muito preocupado com o descarte correto dos medicamentos, pois assim contribui com a saúde das famílias e ainda protege o meio ambiente. “Muitas pessoas acabam guardando em casa os medicamentos que sobram de algum tratamento que fizeram. O problema disso, é que quando caba sentindo um sintoma semelhante ao que já teve, faz uso do mesmo medicamento que tem guardado em casa, e pode não resolver o que a pessoa tem ou até mesmo agravar. O correto é fazer o descarte do medicamento quando acabar o tratamento, e o descarte deve ser adequado, não no lixo comum ou vaso sanitário”, explica o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato.

A ação será no cruzamento das ruas José Antônio com a Rua Rodolfo José Pinho, em frente à sede do Conselho. Para ser uma ação mais ampla, o CRF/MS solicitou apoio de parceiros como a Agetran e o GGiT, que organizarão o trânsito, a Oxinal Ambiental que dará o destino correto aos medicamentos recolhidos, e a empresa Recic.LE que participará com o recolhimento de eletrônicos. Vale destacar que qualquer tipo de medicamento pode ser descartado no recipiente adequado. Quanto aos eletrônicos, a Recic.LE receberá televisores inteiros, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, entre outros. Na parte dos eletrônicos não pode ser descartado: pilhas, lâmpadas, tubo de TV, toner de impressoras ou produtos desmontados.

Em junho, a ação será realizada no município de Dourados e outras regiões também devem entrar na programação.

Como se trata de um drive thru, as pessoas não precisam descer do veículo. Basta se aproximar do local, parar o carro e despejar no tambor adequado conforme o que o motorista vai descartar. Haverá uma equipe do Conselho dando suporte, bem como agentes de trânsito sinalizando o local. O CRF/MS orienta que os motoristas estejam usando máscaras.

No interior - O CRF/MS incentivará as prefeituras, por meio das secretarias de saúde e demais estabelecimentos, que promovam na cidade campanhas como esta, de forma que a população tenha conscientização sobre a importância do descarte correto, principalmente de medicamentos. Nos municípios que não tem legislações específicas para o tema, que os vereadores possam se unir e aprovar o quanto antes.

Em Mato Grosso do Sul existe a Lei Estadual Nº 5180 DE 12/04/2018 que torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias. A lei obriga as farmácias e drogarias manterem recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade expirado, a disposição dos clientes.

Descarte – Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos.  Nas Regiões Centro-Oeste/Norte, o porcentual é ainda maior, 85%. O índice somente é superado pelo apurado na Região Nordeste, 87%. Nas regiões Sudeste e Sul os porcentuais foram de 75% e 53%, respectivamente. Pelos resultados da pesquisa, a maioria da população descarta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos no lixo comum. Quase 10% afirmaram que jogam os restos no esgoto doméstico (pias, vasos sanitários e tanque).

A pesquisa constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Na região centro-oeste/norte este índice sobe para 80%, nordeste fica em 79%, sudeste (77%), sul (71%).

Maio Amarelo - É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação, inclusive em tempos de pandemia.

Drive Thru do descarte correto de medicamentos e lixo eletrônico
Dias 14 e 15 de maio de 2020
De 7h20 às 12h00
Rua José Antônio esquina com Rua Rodolfo José Pinho (em frente ao Conselho Regional de Farmácia - CRF/MS)