Secretaria de Saúde divulga orientações sobre notificação de testes rápidos de Covid-19 - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

terça, 26 de maio de 2020 às 14h00

Secretaria de Saúde divulga orientações sobre notificação de testes rápidos de Covid-19

A notificação é obrigatória para profissionais de saúde de instituições do setor público ou privado

A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul emitiu uma Nota Técnica com orientações e passo a passo de como notificar resultados de testes rápidos de Covid-19 no sistema oficial do Ministério da Saúde.

A notificação é obrigatória para profissionais de saúde de instituições do setor público ou privado, em todo o território nacional.


Onde notificar:

Nas Unidades de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal: Casos de SG devem seguir os fluxos já estabelecidos para a vigilância da influenza e outros vírus respiratórios, devendo ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

? Nos hospitais: Casos de SRAG hospitalizados devem ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

? Óbitos por SRAG independente de internação: devem ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

? Testes Rápidos e outras metodologias em serviços privados: Notificar no E-SUS VE.


Farmácias e laboratórios privados:

Fica sob responsabilidade das farmácias e laboratórios particulares, a notificação no E-SUS VE apenas pacientes testados com testes registrados pela ANVISA, conforme resolução específica publicada em diário oficial.

A responsabilidade de encerramento e acompanhamento destes casos no sistema E-SUS VE é dos responsáveis pelas Vigilâncias Epidemiológicas Municipais, estes, cadastrados no sistema como Gestores Municipais.


ORIENTAÇÃO:
O CRF/MS recomenda que as farmácias e laboratórios colham a assinatura do cliente testado com resultado positivo na "Declaração de Ciência de Isolamento - Termo de Responsabilidade para Isolamento Domiciliar" emitido em duas vias. Recolhimento de assinatura de termo de responsabilidade para Isolamento Domiciliar e faça a entrega de material educativo “Orientações a pessoas em isolamento pelo COVID-19”.






PLANTÃO CIEVS 24HS – 98477-3435 / cievs.ms@hotmail.com


Confira um tutorial explicando o passo a passo do Sistema de Notificação do Ministério da Saúde – e-SUS NOTIFICA: https://crfms.org.br/upload/tutorial-com-passo-a-passo-do-sistema-de-notificacao-do-ministerio-da-saude.pdf


VEJA A NOTA TÉCNICA DA SECRETARIA DE SAÚDE NA ÍNTEGRA: https://crfms.org.br/upload/nota-informativa-ses-notificacao-testes-rapidos-covid-19.pdf


Cartilha de orientação da SES para testes rápidos: https://crfms.org.br/upload/recomendacoes-para-a-realizacao-de-testes-rapidos-para-covid-19-em-farmacias.pdf
 

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa do CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

segunda, 06 de julho de 2020 às 15h00 | Farmacêutico

NOTA INFORMATIVA DO CRF/MS – KIT COVID

Veja na íntegra!

segunda, 06 de julho de 2020 às 12h00 | Farmacêutico

Presidente do CRF/MS participa de Web Aula “Sinal Vermelho”

Evento contará com a participação do presidente do CRF/MS e da promotora de Justiça de MS

sexta, 05 de junho de 2020 às 18h00 | Farmacêutico

SES publica nova resolução sobre notificação de casos suspeitos e testados para o Coronavírus

Laboratórios, drogarias e farmácias são obrigadas as notificar casos suspeitos e testados de Coronavírus

quinta, 04 de junho de 2020 às 17h00 | Farmacêutico

Farmácias e drogarias podem vender máscaras de tecido

Medida visa facilitar o acesso da população ao produto, reforçando o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090 - crfms@crfms.org.br

Desenvolvido pela dedicada equipe