CRF/MS solicita às autoridades que todos os farmacêuticos sejam incluídos na lista prioritária de vacinação contra COVID-19 - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

sexta, 18 de dezembro de 2020 às 20h00

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) enviou um ofício nesta sexta-feira (18), ao Ministério da Saúde, ao Conselho Federal de Farmácia, à Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, à Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e ao Conselho de Secretários de Saúde de MS.

No documento o CRF/MS solicita às autoridades de saúde que todos os farmacêuticos entrem na lista dos profissionais de saúde a serem vacinados contra a Covid-19, quando a vacinação deste grupo começar, completando a lista de prioridades que são os farmacêuticos que estão em hospitais e postos de saúde, na linha de frente.

O CRF/MS entende que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população, e antes de procurar uma ajuda em posto de saúde ou hospital, as pessoas procuram as farmácias, ou laboratórios de análises clínicas para fazerem teste para Covid-19. Ou seja, todos os farmacêuticos são profissionais da saúde essenciais e também precisam estar na lista prioritária de vacinação.

"Em todos os municípios, em todos os momentos, sempre haverá um estabelecimento de saúde com um farmacêutico atuante, pronto para atender a população e nós estamos defendendo que os profissionais do centro ou dos bairros, da cidade grande ou pequena, sejam vacinados. A farmácia é o ambiente de saúde mais perto da população, isso é incontestável e nós queremos fazer muito mais pelas pessoas", destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato.

O Conselho espera que as autoridades de saúde atendam o pedido do CRF/MS. Os farmacêuticos estão unidos em prol da sociedade.

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa do CRF/MS - Imprimir