CRF/MS reforça a importância do Farmacêutico presente e atuante nos estabelecimentos de saúde - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

segunda, 17 de maio de 2021 às 14h00

Como é de conhecimento de todos os profissionais, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) volta a destacar para toda a população a importância da presença e da atuação efetiva dos farmacêuticos nos estabelecimentos farmacêuticos e nos serviços de saúde, entre eles farmácias, drogarias, distribuidoras, laboratórios, hospitais, clínicas médicas, UBS, dentre outros campos de atuação profissional regulamentados, cuja legislação exige que seu funcionamento ocorra sempre com a responsabilidade e assistência técnica de um profissional farmacêutico.

De acordo com a Lei 13021 de 08 de agosto de 2014, as farmácias e as drogarias são estabelecimentos de saúde e não um simples comércio. Devem em todo o seu horário de funcionamento, promover o uso racional de medicamentos e assegurar a assistência à saúde sempre com a presença do profissional farmacêutico. Nos últimos anos, a legislação da profissão avançou muito e a população passou a contar com os farmacêuticos que passou a prestar mais serviços à saúde, atuando em mais áreas ampliando o acesso à saúde e à qualidade de vida.

No ambiente de trabalho, os farmacêuticos promovem o atendimento e a orientação sobre o uso correto de medicamentos e suas reações, bem como a dispensação dos medicamentos, uma atribuição privativa desses profissionais.

O ato popular abordado por muitas pessoas como “empurroterapia” é uma prática repudiada pelo Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul por qualquer trabalhador em qualquer empresa ou estabelecimento de saúde. Cabe destacar que essa conduta é proibida pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

O CRF/MS atua efetivamente para proteger a população e também os campos de atuação dos farmacêuticos, sendo que esses profissionais de saúde não devem promover ou aceitar qualquer tipo de pressão de atos antiéticos ou indisciplinares alheios ao que está permitido na legislação. O CRF/MS disponibiliza canais de comunicação e de ouvidoria para atender os farmacêuticos e a população.

Ouvidoria: http://www.crfms.org.br/ouvidoria
Celular/WhatsApp: (67) 9 9985-0185 e ouvidoria@crfms.org.br

A Fiscalização do CRF/MS é eficiente e atuante, seguindo os preceitos da legislação vigente para manter a ética e a boa conduta dos profissionais atuantes sempre na promoção da saúde da população. O CRF/MS é o órgão disciplinador e executor da legislação da profissão, sempre na defesa da sociedade, das boas práticas profissionais e dos campos de atuação profissional.

Algumas funções de trabalhadores nos estabelecimentos de saúde não são regulamentadas, como a profissão farmacêutica. O CRF/MS atua para garantir a atuação dos farmacêuticos, evitando práticas abusivas ou indevidas no que se refere aos medicamentos e serviços farmacêuticos, como constam em farmácias e drogarias.

O atendimento presencial e ético é fundamental para garantir resultados positivos no atendimento e tratamento da população e o CRF/MS reforça sua preocupação quanto às práticas e projetos que tentam implantar mecanismos de atendimentos online, o que contribuiria para a automedicação e a ineficiência da assistência farmacêutica.

O CRF/MS mantém sua intensa agenda de atividades, como atendimentos administrativos, fiscalização estratégica em todo o Estado, agendas institucionais com órgãos fiscalizadores e do poder judiciário para garantir respeito às atribuições dos profissionais e a defesa da população, promovendo a educação continuada, realização de parcerias que garantem benefícios e vantagens por meio de convênios, parcerias para fomentar grandes eventos técnicos e ampla agenda na Capital e interior para garantir a vacinação dos profissionais e estagiários, independente da idade, área de atuação ou região, dentre outras atividades diárias.

Estabelecimentos de saúde e profissionais de saúde que cumprem a lei conquistam o reconhecimento de seus pacientes e da população. Farmacêuticos são agentes promotores de saúde e guardiões do usuário do medicamento. A parceria do CRF/MS com os profissionais está avançando a cada dia com um conselho mais presente, humano, solidário e representativo, em todas as áreas.

Ouvir e acolher as demandas dos profissionais priorizando sempre a solução das necessidades dentro da ética farmacêutica e das prerrogativas do conselho, e defender a população, fazem parte da missão diária do CRF/MS. Mas a valorização direta deve vir da sociedade a esse profissional que faz a diferença no desempenho de suas funções.

Fonte: CRF/MS - Imprimir