CRF/MS entrega comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol para Jamil Dequech - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

terça, 14 de setembro de 2021 às 08h00

A Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol de 2021 será entregue para o Dr Jamil Dequech, nesta sexta-feira, 17, em celebração feita durante a Reunião de Plenário e também com transmissão virtual pelo Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, às 16h30, horário local.

Jamil Dequech Graduou-se em 1955 em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal do Paraná, estado onde nasceu. Sua especialização é em “Saúde Pública”. Apresentou seu TCC sobre a fitoterapia em postos de saúde, em Campo Grande, 1995.

Tornou-se um estudioso nessa área de ervas medicinais e fitoterapia em geral. Destes estudos e cursos nasceu um projeto, apresentado e aprovado pela prefeitura de Campo Grande, onde seria distribuído nos postos de saúde à população. Projeto esse que não foi executado pelo município.

Dequech chega no então estado de Mato Grosso em 1976. Veio para Campo Grande, juntamente com sua esposa e seis filhos.  Em 1989, entrou como concursado na Secretária de Saúde do estado MS, no cargo de Farmacêutico-bioquímico, permanecendo até 1997. Retorna ao estado em 2005, em Campo Grande, entrando como contratado, na Secretaria da Saúde do MS, permanecendo até 2021, atuando na Central de Medicamentos.

A Comenda foi regulamentada em 2015 e tem o objetivo reconhecer profissionais farmacêuticos inscritos que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

Os últimos homenageados foram: Dr Ronaldo de Jesus (2015),  Dr Américo Basílio Nogueira (2016),  Dra Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal (2017),  Dr Olentino Garcia Queiroz (2018), Dra Maria Guilhermina Pereira Ortiz (2019) e Dra. Veleida Reche Verardino (2020).

A entrega da Comenda será presencial durante a Reunião de Plenário com todas as regras de biossegurança estabelecida pela autarquia em cumprimento as normas das autoridades em saúde.

Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa - Imprimir