CRF/MS lança campanha de valorização dos profissionais e defesa da população - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

quarta, 06 de julho de 2022 às 16h07

CRF/MS lança campanha de valorização dos profissionais e defesa da população

O CRF/MS lançou, nesta semana uma campanha de valorização dos profissionais e também defesa da saúde da população. A campanha foi lançada na sede do Conselho e terá destaque em outros canais de comunicação.

A campanha reforça a necessidade dos profissionais farmacêuticos para a sociedade e, ainda, a importância para o sistema de saúde. A ação defende que “supermercado não é farmácia” e, portanto, não deve comercializar medicamentos, mesmo aqueles que não necessitam de prescrição médica. Outra pauta que também ganhou força nos debates é o piso nacional dos farmacêuticos, demanda de trabalho que tem tido forte atuação do CFF.

O presidente do CRF/MS, Dr. Flávio Shinzato,explica que o objetivo é valorizar os profissionais e também sensibilizar os agentes públicos. “O CRF/MS, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, age em defesa da população. Por isso, defendemos que medicamentos não devem ser comercializados em supermercados, como preveem projetos de lei em tramitação, tanto em âmbito nacional quanto estadual. Os impactos de medidas como estas são extremamente danosos para a população, em geral. Além disso, temos profissionais capacitados e com prerrogativas para atuação nesta área. O trabalho do profissional farmacêutico é essencial para a população, como vimos na pandemia, e deve ser respeitado”, afirma.

A conselheira federal de farmácia, Márcia Saldanha, destaca a necessidade do envolvimento de todos. "Estamos mobilizando todos os esforços para avançar nessas pautas que priorizam os farmacêuticos e a população em geral, mas precisamos da adesão dos colegas nessas lutas. Com planejamento, fé e determinação, vamos vencer".

O vice-presidente do CRF/MS, Renato Finotti Júnior, explica que a tendência é a ampliação dos trabalhos. "Já orientamos as equipes do CRF e estamos mobilizando todos. a valorização dos farmacêuticos está ocorrendo e isso já é uma realidade. Precisamos que os profissionais confiem nos conselhos ainda mais para que tenhamos êxito junto aos públicos externos, que são a classe política que acaba votando muitas pautas, entre outros. O conselho nunca esteve ausente de debates como esses e a cada dia damos um passo adiante do fortalecimento da profissão e o empoderamento dos colegas farmacêuticos".