Empresas disputam patente de remédio

Califórnia, 21 de Novembro de 2008 - Krka Group, maior fabricante farmacêutica da Europa Oriental em valor de mercado, anunciou que um tribunal da Noruega a proibiu de fabricar e comercializar produtos contendo donepezil, após queixas da Pfizer e Eisai do Japão. As duas empresas precisam entrar com uma ação por possível violação de patente até o final do ano e pagar um depósito de ? 4 milhões (US$ 5 milhões ) no caso do tribunal decidir a favor da Krka, disse a companhia de Novo mesto, Eslovênia, em registro na Bolsa de Valores de Liubliana. Krka informou que acredita não infringir a patente e que irá entrar com um recurso contra a decisão. Donepezil é o ingrediente ativo no tratamento contra o mal de Alzheimer Aricept, o medicamento mais vendido da Eisai.