O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul nasceu pequeno, mas com o destino de ser grande. Nos 50 anos de existência, o órgão cresceu de forma inimaginável. Arcou com responsabilidades, enfrentou desafios para promover a saúde e fazer da Farmácia o que é hoje. Uma profissão forte, marcada pela qualificação e reconhecida como imprescindível na Saúde Brasileira.

A história desta autarquia é contada desde a criação do CRF/20, em 26 de Maio de 1964, data anterior ao desmembramento dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os primeiros passos rumo à sua criação foram dados em março de 1962, quando chega a Campo Grande uma comissão composta pelos professores Jamil Issy e Antônio Morais, membros do Conselho Federal e Regional de Goiás, respectivamente, para instalarem na Cidade uma subseção, a exemplo do que havia sido feito em Cuiabá, do então CRF/5, que englobava os Estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, com sede em Goiânia.

Dois anos depois, no dia 26 de maio de 1964, foi assinado pelo Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Aluisio Pimenta, a Resolução no. 28, que criava o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, de sigla CRF/20. As atividades se iniciaram em Janeiro de 1965, com sede em Cuiabá. Campo Grande ganhou força em 16 de Julho de 1970, quando foi assinada pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia Dr. Affonso Celso Camargo Madeira, a transferência do CRF/20 de Cuiabá, na época capital do Estado, para Campo Grande. Além da sede, Campo Grande recebeu a indicação do interventor Dr. Manoel Rosa Bento Júnior para que Doulivar Beranger Monteiro atuasse como Delegado deste órgão em todo Estado de Mato Grosso.

Em 11 de outubro de 1977, o então Estado de Mato Grosso é desmembrado e Campo Grande passa a se tornar a capital do recém-criado Mato Grosso do Sul. Três anos depois de consolidado como unidade federativa, o CRF/20 inaugura sua sede própria, em 25 de agosto de 1980, quando é apresentado à sociedade, o prédio na Rua Rodolfo José Pinho, n°66.

A identidade própria do CRF/MS começa a partir de 24 de abril de 1981, quando o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Ângelo José Colombo, assina a Resolução no. 156, criando o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso, com a sigla CRF/23 e estabelecendo como sede, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

De lá para cá, 50 anos se passaram, gestões deixaram marcas e conquistas que são colhidas até hoje. O Conselho aprendeu a ir em busca do seu destino, com uma história rica e pontuada por dificuldades e glórias, tal qual é a própria história da Farmácia. Clique aqui e veja a história completa dos 50 anos do CRF/MS.