CRF/MS demonstra em Aquidauana economia gerada pelo farmacêutico
O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, esteve dia 24 de setembro em Aquidauana, onde apresentou ao secretário municipal de Saúde, Paulo Reis, os benefícios da contratação de farmacêuticos para atuar nas unidades médicas da cidade. Ele destacou que o profissional pode promover, além do atendimento necessário à população, uma economia aos cofres públicos.
Abrão explicou ao secretário que o farmacêutico pode acompanhar a situação de cada paciente e verificar a eficácia do medicamento receitado. “Quando o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) faz o tratamento correto e fica curado não precisa voltar a procurar um posto de saúde, por exemplo. Isto sem contar que evita uma internação, que é ainda mais onerosa. Outro fator muito importante é a padronização de medicamentos”, argumentou.
Fiscais das Vigilâncias Sanitárias de Aquidauana e Anastácio também participaram da reunião com o presidente do CRF/MS, assim como profissionais da área de Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Durante a reunião, marcada para discutir a situação do setor farmacêutico de Aquidauana e Anastácio, o presidente do CRF/MS apresentou os levantamentos do setor de fiscalização.
Aquidauana tem 18 farmácias e drogarias, dos quais apenas nove seguem a legislação. São três estabelecimentos clandestinos e dois que não têm farmacêutico, conforme determina a lei 5991/73. Já os outros quatro pontos comerciais irregulares funcionam sem a Certidão de Regularidade, documento emitido pelo CRF/MS e que comprova se o profissional está apto para atuar no estabelecimento.
O presidente também fez à categoria uma prestação de contas. “Nestas visitas, mostramos aos profissionais como é empregado o dinheiro das anuidades em benefício da classe”, completou.
Associação – Abrão sugeriu aos farmacêuticos a criação de uma associação, para atender aos profissionais de Aquidauana e Anastácio. A idéia agradou aos profissionais, que já receberam um modelo de estatuto. O presidente do CRF/MS garantiu que na inauguração da sede levará um curso de capacitação.
Sugestão – O farmacêutico Alexandre Takao Nishiyama sugeriu ao presidente do CRF/MS que sejam firmadas parcerias para que instituições financeiras forneçam financiamentos com juros pequenos e carência estendida aos proprietários de farmácias, em reformas nos estabelecimentos. Abrão se comprometeu e já entrou em contato com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para tentar viabilizar parcerias com esta finalidade.