Projeto pioneiro qualificará farmacêuticos da rede pública a aplicar a fitoterapia

Farmacêuticos da rede pública de Campo Grande passarão por qualificação inédita no Brasil. Eles receberão, gratuitamente, curso de fitoterapia, técnica que utiliza plantas medicinais no tratamento de doenças. O prefeito Nelsinho Trad aceitou a proposta do CRF/MS e custeará o curso de pós-graduação aos profissionais. O projeto poderá ser ampliado a farmacêuticos do interior, por meio do empenho do deputado estadual Marquinhos Trad, que intercederá junto aos prefeitos para garantir a qualificação a pelo menos um profissional de cada cidade. Em reunião entre Nelsinho Trad e os presidentes do CRF/MS, Ronaldo Abrão, do CFF (Conselho Federal de Farmácia), Jaldo de Souza Santos, do CNS (Conselho Nacional de Saúde), Francisco Batista Júnior, e da Feifar (Federação Interestadual do Farmacêutico), Danilo Caser, do Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul, Luiz Gonçalves Mendes Júnior, além do conselheiro federal Ricardo Nantes, o anúncio foi feito. O curso deve começar ainda este semestre. Detalhes referentes à pós-graduação serão publicados na página eletrônica do CRF/MS. A inserção da fitoterapia no SUS (Sistema Único de Saúde) ainda é um tema novo, portanto, trata-se de um projeto pioneiro que poderá ser implantado em todo o Brasil. Desde 2007, o SUS fornece fitoterápicos feitos à base de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e guaco, para tosses e gripes, em diversas apresentações, com recursos da união, estados e municípios. O presidente do CRF/MS ressalta a importância de implantar a fitoterapia no SUS. São medicamentos mais acessíveis e têm menos efeitos colaterais. Muitas plantas já são usadas e, com a inserção da técnica na rede pública, as pessoas saberão, por exemplo, qual a melhor forma de utilizar os tradicionais ‘chazinhos’, que passam de geração para geração’, completa Abrão.