Novo medicamento contra metástase óssea é testado no Brasil

A medicina não para de buscar alternativas tanto para achar a cura como para amenizar a propagação do câncer. A vez é do Alfa Radin, novo medicamento contra a metástase óssea, que será testado em pacientes com câncer de próstata – tipo de tumor que migra com frequência para os ossos. Os testes serão realizados pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e aplicados em doentes que começam a apresentar resistência às substâncias presentes na quimioterapia e na hormonioterapia, após alguns anos de tratamento. O Alfa Radin carrega uma partícula radioativa que, se comprovarem a eficácia, será capaz de controlar e até reduzir a metástase, o que traria maior qualidade de vida para os doentes. Além disso, a droga tem menos efeitos colaterais. Se obtiverem bons resultados, o próximo passo será testá-lo em pacientes com outros tipos de câncer em que o tumor evoluiu para os ossos.