MATO GROSSO DO SUL: Saúde investe em saneamento básico para evitar doenças

Dezessete municípios do Mato Grosso do Sul vão receber recursos para ações de saneamento básico da Fundação Nacional de Saúde, a Funasa. Sete municípios vão ser contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico e dez vão receber melhorias sanitárias domiciliares como pequenos banheiros para residências que não tem nenhum tipo de saneamento. O superintendente da Funasa em Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, assinou, na última sexta-feira, com o governo do Estado, Convênios e Termos de Compromisso para obras nesses dezessete municípios. Ao todo, foram investidos mais de treze milhões e quinhentos mil reais. Os investimentos fazem parte do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Para o superintendente Flávio Brito, um dos objetivos é mudar o perfil epidemiológico dessas cidades. "Esses investimentos vão levar, a essa população, mais qualidade de vida que é o objetivo do governo do estado e principalmente do Ministério da Saúde. Quando você leva água tratada, você diminui doenças de veiculação hídrica, quando você leva esgoto sanitário, você diminui uma série de doenças nessa questão. E o aterro sanitário que é o tripé da Funasa, ele tira da população uma série de doenças dessas questões." O superintendente da Funasa em Mato Grosso do Sul, Flávio Britto, informou ainda que será criado o Centro de Qualidade de água no município de São Gabriel do Oeste para assegurar que todo o estado tenha acesso à água de boa qualidade. Ainda estão previstos investimentos para tratamento de resíduos sólidos, implantação de aterros sanitários em Anaurilândia e ainda três convênios para compra de caminhões de lixo.