CONGRESSO BINACIONAL: Participantes poderão adquirir livro com informações sobre 211 plantas medicinais

Em janeiro de 2010 o Sistema Único de Saúde (SUS) acrescentou, seis novos medicamentos fitoterápicos em hospitais e postos de saúde, que foram acrescidos aos outros dois já oferecidos. Todos eles são medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tratam de prisão de ventre, artrite, problemas hormonais, artrose, dores lombares e fígado. Atualmente são distribuídos pelo SUS medicamentos à base de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e guaco, para tosse, cáscara sagrada, alcachofra, aroeira, garra do diabo, isoflavona de soja e unha de gato. Mas, mesmo sendo fitoterápicos, a distribuição continuará sendo feita apenas com prescrição médica, como os medicamentos normais. A ampliação dos fitoterápicos faz parte de um programa nacional de plantas medicinais e uma proposta de incentivo à medicina alternativa que o Ministério da Saúde adota desde 2006. Hoje, estão disponíveis na rede pública tratamentos como acupuntura, Tai Chi Chuan, além da homeopatia. SIMPóSIO O financiamento de pesquisas com plantas medicinais; a pactuação na assistência farmacêutica básica; a promoção do uso racional de plantas medicinais e sua inclusão nos programas públicos de fitoterapia, além de apresentações sobre experiências regionais voltadas ao uso de plantas medicinais serão alguns dos temas discutidos durante o 3º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia, acontece paralelamente ao I CONGRESSO BINACIONAL – BRASIL PARAGUAI – DE FARMáCIA E ANáLISES CLÍNICAS, que o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS realiza em Ponta Porã, no período de 7 a 9 de abril. CERRADO Durante a realização do evento estará disponível aos participantes para venda, o livro Ervas e Saúde. A Farmácia no Cerrado, de autoria do farmacêutico Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS. Projeto de mais de 20 anos, a obra reúne uma coleção de 325 fotos coloridas, informações sobre 211 plantas medicinais com ênfase as nativas do cerrado, tudo com muito bom gosto e em um acabamento de primeiríssima qualidade. Para o autor a obra funcionará para o leitor como ferramenta em prol da saúde. Tentei expor com simplicidade para tornar a leitura agradável e inseri ilustrações para que o leitor possa identificar as plantas e assim fazer bom uso do livro, ressaltou Ronaldo. Além do ponto de venda durante o Congresso, o livro também está disponível através de um site próprio (www.aservaseasaude.com.br.)onde as pessoas poderão entrar em contato com o autor por e-mail e também, adquirir a obra, e nos endereços: Rua Rodolfo José Pinho, 66 – Jardim São Bento ou na Livromed, na rua Eduardo Santos Pereira, nº 501 – entre as ruas Pedro Celestino e Pe. João Cripa.