XVI Jornada Acadêmica de Farmácia – “Farmacêutico: Da formação generalista ao mercado especializado”

A proposta principal deste evento é promover uma discussão integrada entre os acadêmicos de farmácia, profissionais farmacêuticos e da área farmacêutica, de várias instituições de Mato Grosso do Sul, sobre a nova grade curricular estabelecida para o curso de farmácia. São parceiros e apóiam a UFMS, na realização do evento os Conselhos Federal e Regional de Farmácia e o Sindicato dos Farmacêuticos em Mato Grosso do Sul. De acordo com ágata Nogueira D’áurea Moura, coordenadora discente da XVI Jornada Acadêmica de Farmácia, considerando o modelo generalista, a visão do campo de trabalho neste ramo da saúde foi bastante ampliado, e isso será demonstrado nos variados temas que constituem as palestras desta jornada. O farmacêutico no serviço militar, prática na farmácia, práticas nas análises clínicas, na tecnologia de alimentos, na farmacologia e em órgãos federais. A ideia é ultrapassar a teoria e chegar à prática, alcançar o cotidiano do farmacêutico em suas diversas atuações, ressaltou ágata. Durante o evento serão oferecidos minicursos na área de análises clínicas, tecnologia de alimentos e marketing e gestão farmacêutica. Trouxemos para os participantes a oportunidade de ganhar inúmeros cursos, complementares e profissionalizantes, à distância e presenciais, mediante sorteio, provenientes de empresas confiáveis e de renome, como a Portal Educação e Master. ágata explicou que o tema a ser debatido é enfoque devido às divergências criadas entre diferentes órgãos, autoridades e competentes da área a respeito das consequências ocasionadas pelas mudanças advindas das Diretrizes do setor, as quais confirmam a aptidão dos farmacêuticos, formados generalistas, ao exercício das Análises Clínicas, mas exigem curso de especialização credenciado pelo Conselho Federal de Farmácia ou obtenção de título expedido por sociedades credenciadas. Foram apontados novos rumos à profissão do farmacêutico, desde o processo de formação até a sua inserção na saúde. Nota-se então a importância de se abranger este assunto, com o fim de esclarecer os participantes do perfil adequado às novas exigências do mercado e de conscientizá-los da necessidade de uma visão humanista. Por certo a análise dessa questão sanará dúvidas e norteará os acadêmicos, contribuindo para uma melhor formação e encaminhando profissionais apropriados ao mercado de trabalho. A coordenadora ainda falou da importância da parceria estabelecida com o CRF/MS. Temos o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul, o que ratifica a credibilidade e valor do evento. Contaremos com a participação do Excelentíssimo Senhor Presidente Ronaldo Abrão na mesa de abertura que debaterá o enfoque principal, dando a base de fundamentação para o alcance do nosso objetivo, concluiu. A Jornada será realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto de 2011 no Auditório do Laboratório de Análises Clínicas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.