Médicos fazem passeata neste sábado em prol do “Revalida”
O movimento é referente a proposta de decreto presidencial que está para permitir a atuação no Brasil de profissionais médicos vindos de outros países, sem a devida revalidação
Médicos, estudantes e demais profissionais de saúde realizam passeata neste sábado (25/05) em prol do “Revalida”. A manifestação, que será realizada em todo País, acontece em Campo Grande a partir das 8h, na praça do Rádio Clube.
O movimento é referente a proposta de decreto presidencial que está para permitir a atuação no Brasil de profissionais médicos vindos de outros países, sem a devida revalidação.
Em nota, o CRM/MS (Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul) ratifica que todo profissional de nível superior, para exercer suas atividades em país diverso do que cursara a graduação, faz-se necessário, além da compatibilização de currículos, uma prova que avalie as competências inerentes a cada profissão. Assim como na área jurídica, onde as leis em cada país são diversas, na área da saúde também são evidentes as peculiaridades de prevalência de doenças de cada país.
O CRM/MS acredita que tal questão ultrapassa as questões partidárias ou de classes individuais, tornando-se questão de respeito ao cidadão brasileiro e que uma abertura indiscriminada, fere o preceito constitucional até de soberania, abrindo precedentes a quaisquer categorias, que poderiam exercer suas atividades sem a devida regulamentação.
A categoria é a favor do revalida nos moldes atuais, o que impedirá a inserção de profissionais com deficiências técnicas no mercado de trabalho, onde colocarão em risco a saúde da população, notadamente daquela dependente do SUS.