I Semana de Farmácia Comunitária inicia em Dourados e com a “casa” cheia

Realizada pela Comissão de Farmácia Comunitária do CRF/MS, a I Semana de Farmácia Comunitária começou nesta quarta-feira, em Dourados e com a casa cheia. Estiveram presentes 70 participantes, entre acadêmicos e farmacêuticos da região Sul do Estado. A proposta do CRF/MS de realizar a Semana também no município foi para atender aos profissionais da região da Grande Dourados. A Semana tem o apoio do Conselho Federal de Farmácia.

Na noite de quarta-feira, foram realizadas as palestras “Atribuições Clínicas do Farmacêutico e a Prescrição Farmacêutica em uma Farmácia Comunitária” e “Aspectos Jurídicos da Prescrição Farmacêutica e suas consequências administrativas civis e criminais”. O primeiro tema foi trabalhado pela Doutora em Saúde Pública e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia, Angelita Cristine de Melo. O segundo, pelo assessor jurídico do Conselho, Marcelo Alexandre Silva.

A abertura foi feita pelo presidente do conselho Ronaldo Abrão e pela farmacêutica, diretora-tesoureira do Conselho e presidente da Comissão de Farmácia Comunitária, Kelle Luz Slavec.

De uma forma dinâmica, Angelita explicou as atribuições do farmacêutico e passo a passo de como prescrever. Entre a palestra, houve até uma atividade. “Peguem uma folha de papel e escrevam cinco perguntas que você faria para esta situação”. O exemplo dado era de uma paciente que chega ao balcão da farmácia e diz ao farmacêutico que o anticoncepcional que ela usa lhe causa enjoos.

“Quais são as perguntas mais importantes? Isso eu resolvo nestas cinco perguntas, se eu não resolver, tem pergunta passando ou faltando e agora faça a prescrição para este paciente”, prosseguiu Angelita.

A iniciativa em Dourados teve aprovação dos profissionais e acadêmicos. Farmacêutica há dois anos, Elaine Cabrini de Melo, de 30 anos, elogiou as duas palestras. “É bom para a gente ficar atualizado. Prescrição clínica é um tema muito legal, eu gostei bastante e se tivessem mais horas, a gente tiraria mais dúvidas”, afirma.

Para ela, o CRF/MS vir a Dourados é visto com bons olhos. “A gente aqui precisa bastante, se tivesse pelo menos uma vez ao mês eu participaria. Tem que vir para cá”, completa.

A Semana foi realizada, em Dourados, em parceria com o Espaço Saber e Espaço Farmácia Guilhermina Ortiz. Patrocinadores do evento no município, a farmacêutica Marina Ortiz, de 30 anos, expressa que a vontade é de passar conhecimento, como o próprio nome do Espaço já diz.

“O CRF esclareceu as dúvidas dos farmacêuticos. Sempre estaremos abertos para estes tipos de evento. Como o Espaço carrega o nome “Saber”, é esta a nossa intenção como local, que seja aberto a receber informação e esclarecimento. Para nós, é isso, estaremos sempre apoiando”, enfatizou Marina.

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, parabenizou os farmacêuticos de Dourados e região que se fizeram presentes em grande número. “Em um futuro próximo, estaremos em outras regiões do nosso Estado, levando conhecimento aos farmacêuticos, obrigado a todos que nos receberam em sua casa”, frisa Abrão.