Em Encontro CRF/MS, fiscais defendem padronização na atividade nos Estados

No Encontro CRF/MS com os Conselhos Regionais de Farmácia das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, realizado pelo CRF/MS, nos dias 30 de outubro a 1º de novembro, em Bonito, fiscais discutiram e defenderam a padronização na Fiscalização dentro do possível, respeitando as diferenças de cada Estado. As reuniões, coordenadas pela Chefe de Fiscalização do CRF/MS, Giovana Bellucci, debateram a realidade da Fiscalização de cada um dos regionais presentes, o papel da fiscalização na orientação profissional, o Perfil de Assistência Farmacêutica, o uso da tecnologia e ainda a Ficha de Verificação do Exercício Profissional, além de ações conjuntas, apuração de denúncias e estudos de casos. Participaram do Encontro os fiscais do CRF/RS, CRF/PR, CRF/ES e CRF/SP, além do quadro de fiscais de Mato Grosso do Sul. Giovana destacou como importante as reuniões para a troca de informações sobre os procedimentos de fiscalização, assim como para a troca de contato entre os gerentes e chefes do serviço. “A gente chegou a uma conclusão que pode parecer bem óbvia para as outras pessoas: o fiscal é a imagem do CRF. É ele quem representa o Conselho frente ao profissional e ele precisa atuar de acordo com o que o CRF traz de missão, para que ele não tenha atitudes que contrariem o que o Conselho realmente deseja”, sustentou. Para isso, Giovana colocou como ponto principal o treinamento destes profissionais, além da padronização nas fiscalizações. “A gente segue as resoluções e normas e quer tentar padronizar, ao máximo, respeitando as diferenças de cada Estado, para que um farmacêutico que mude de região não sinta essa diferença de fiscalização, como hoje acontece”, reforçou. Ao final do Encontro, o gerente de Fiscalização do Espírito Santo, Lindomar de Paula Paixão, fez o convite para a visita de fiscais de outros estados para acompanhar os procedimentos adotados no CRF/ES. Gerente de Fiscalização do CRF/PR, Elias Montin, destacou a oportunidade de conhecer o trabalho dos outros regionais como o ponto principal extraído das reuniões. "Foi o momento de conhecer o que os outros CRF@2023MCs fazem de diferente do meu para contribuir com o que eu faço. A minha preocupação é quanto a uma padronização em todo País ou pelo menos nas regiões", comentou. Coordenadora de Fiscalização do CRF/SP, Ligia da Costa Pereira classificou o encontro como produtivo. "É de extrema importância discutir a realidade de cada regional para que a gente possa avançar dentro das possibilidades de cada um", resumiu.