O que o CRF/MS tem feito em relação à MP 653/14? Mobilização política!

Indignação. Não tem outra forma de expressar o sentimento perante o descaso com a saúde da população e principalmente, o menosprezo em relação à importância do Farmacêutico dentro das Farmácias.

Somos mais de 700 mil habitantes. Em Campo Grande, temos farmacêuticos e a saúde da população está e sempre estará em 1º lugar. Por isso o CRF/MS veste a camisa: Não à MP 653/14.

Em contato direto com parlamentares, o CRF/MS, tem pedido a cada um que avalie o retrocesso que estão prontos a assinar. A mobilização é, mais do que nunca, política. De levar ao conhecimento dos representantes eleitos pelo povo o papel do farmacêutico.

Transformar a Medida Provisória em lei é jogar no LIXO tudo aquilo pelo qual lutamos durante VINTE ANOS.

ENTENDA: Por pressão do comércio, na mesma data em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.021/14, editou a MP 653/14, propondo que micro e pequenas empresas pudessem dispor de técnicos em cidades onde fosse comprovada a necessidade da farmácia e que não dispusessem de farmacêutico.

O RELATÓRIO: Como se não bastasse, o relator que analisou a MP vai enviar um relatório ao plenário RELAXANDO AINDA MAIS as normas e praticamente ANULANDO a Lei aprovada. O relatório chega ao cúmulo de proibir que os Conselhos Regionais de Farmácia fiscalizem os estabelecimentos irregulares.

A votação do Relatório acontece nesta quarta-feira, às 14h30, no Senado Federal.

Confira o que os parlamentares de MS na Bancada Federal disseram ao CRF/MS:

Deputado Federal, Luiz Henrique Mandetta (DEM)

“Sou totalmente contra esta Medida e digo isso não como médico, como pessoa. Agora, após as eleições, o Governo vem com essa medida que não atende em nada os interesses da saúde pública. É lamentável, em todos os aspectos. Eu fui um dos que mais lutou pela Lei 13.021, que transforma as Farmácias em Unidades de Saúde. E que fique gravado, bem fortemente junto aos farmacêuticos, o tipo de Governo que estamos lidando”.

Deputado Federal, Fábio Trad (PMDB)

“Sou favorável à obrigatoriedade da presença de farmacêuticos em todas as farmácias do Brasil. Farmácia não tem apenas um caráter comercial. Ela é, na realidade, um estabelecimento de saúde e que precisa, portanto, de um responsável técnico, no caso um farmacêutico, para que a população possa ser bem assistida quando recorrer a esses locais. Votarei contra para que haja, na verdade, maior amplitude de espaço para os farmacêuticos no mercado de trabalho. Porque eles prestam relevantes serviços à população”.

Deputado Federal, Geraldo Resende (PMDB)

“Sou contra. Esta Medida Provisória é um desserviço à população. Acho que nós avançamos muito para poder evitar a empurroterapia no passado, que era qualquer balconista poderia vender e às vezes até indicar medicamentos. Será um retrocesso, um prejuízo voltar às práticas antigas do passado, em vez de avançar.”

O CRF/MS ainda aguarda o pronunciamento dos demais parlamentares.