Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Seminário Avançado em Farmácia Oncológica será nesta semana

No evento será apresentada a Resolução SES 022/2015 e serão oferecidos dois treinamentos voltados aos temas:

O CRF/MS, em parceria com a SES, Visa Estadual, Sobrafo, Pro Onco e Hominis Farmacologia Humanizada, realiza quarta e quinta-feira, 8 e 9 de julho, o Seminário Avançado em Farmácia Oncológica: a segurança do paciente em foco. O evento será no auditório do Conselho, localizado Av. Rodolfo José Pinho, 66. Clique aqui e faça sua inscrição

No evento será apresentada a Resolução SES 022/2015 e serão oferecidos dois treinamentos voltados aos temas: "boas práticas de preparação de terapias antineoplásicas" e "implantação de medidas de proteção e segurança do paciente oncológico". Os eventos são voltados à farmacêuticos e enfermeiros que atuam em hospitais, farmácias oncológicas e serviços de oncologia.

A Secretaria Estadual de Saúde publicou no D.O.E. nº 8.928 de 27/05/2015 a Resolução Estadual SES nº 022 de 21 de maio de 2015 que institui no Estado de Mato Grosso do Sul normas complementares à Resolução-RDC ANVISA n° 220, de 21 de setembro de 2004 que aprova o Regulamento técnico de funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica e dá outras providências.

A publicação foi realizada em atendimento à solicitação da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária dessa SES, medida adotada em resposta às conclusões e recomendações do Relatório de Investigação de Surto de Eventos Adversos Graves e Óbitos Pós-quimioterapia ocorrido em Campo Grande/MS em agosto de 2014 e às conclusões e recomendações do Relatório de Investigação de Surto de Eventos Adversos Graves e Óbito Pós-quimioterapia ocorrido em Corumbá/MS em fevereiro de 2015.

Para a elaboração da referida Resolução Estadual – que tem como foco central a segurança do paciente oncológico submetido à quimioterapia, em todos os seus tipos e modalidades (Adjuvante, Neo-adjuvante, Curativa ou Paliativa) – foram ouvidos especialistas e profissionais com larga experiência em terapia antineoplásica, farmácia oncológica e segurança do paciente. Baseou-se ainda nas recomendações contidas no I Consenso Brasileiro para as Boas Práticas de Preparo de Terapia Antineoplásica emitidas pela Sociedade Brasileira de Farmácia Oncológica (SOBRAFO) publicado em 2013 e na experiência de inspetores federais e estaduais de vigilância sanitária que investigaram a ocorrência de surtos de intoxicação e óbito pós-quimioterapia ocorridos no estado em 2014 e 2015.

8/07 - Quarta-feira

19h - A segurança do paciente em tratamento quimioterápico

Palestrante:​​Prof. Me. Hernani Cesar Barbosa Santos, Farmacêutico, Coordenador​ da pós-graduação em farmácia Hospitalar e pós-graduação Multidisciplinar ​em Oncologia da Unoeste, Coordenador

do Serviço de Farmácia Hospitalar e Farmácia da Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente-SP,​

Local: Auditório do CRF/MS

20h30- Rotinas de uma central de diluição de quimioterapia

Palestrante: Farm. Keylla de Carvalho Fontoura – Farmacêutica responsável técnica Empresa Pro-Onco

Local: Auditório do CRF/MS

Parceria: Distribuidora Pro-Onco e Hominis Farmacologia Humanizada – serviço de quimioterapia

Dia 09/07- Quinta-feira

18h30 - Atenção farmacêutica do paciente oncológico

Palestrante: Fábio Miotto - Farmacêutico HRMS e Clínica HOPE

Local: Auditório do CRF/MS

20h - Boas Práticas de Preparo de Terapias Antineoplásicas segundo a RDC ANVISA nº 220/2004

Palestrante: Farm. Ms. Patrícia Fiorin Cervelati – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)

Palestrante: Farm. Esp. Adam Macedo Adami – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)

Local: Auditório do CRF/MS

Parceria: CRF/MS x VISA Estadual