Profissionais discutem melhorias para saúde pública e assistência farmacêutica

Campo Grande recebeu nessa sexta-feira (26 de junho) o Encontro Estadual de Farmacêuticos – Preparatório para a 15ª CNS

Campo Grande recebeu nessa sexta-feira (26 de junho) o Encontro Estadual de Farmacêuticos – Preparatório para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O evento foi realizado no auditório do CRF/MS e organizado pela Escola Nacional dos Farmacêuticos, Federação Nacional dos Farmacêuticos e pela Comissão de Saúde Pública do Conselho.

Um dos temas discutido foi assistência farmacêutica e a ideia foi levantar sugestões de melhorias nesta área que possam ser levadas para a Conferência Nacional de Saúde. “Além de darmos sugestões ficamos sabendo também o que está sendo feito em outros estados, e isso só traz benefícios para o fortalecimento do segmento”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão. O Conselho, pela Comissão de Saúde Pública até mesmo realizou pré-conferências nos principais municípios do Estado, com o objetivo de elaborar propostas.

Este foi o 17º Encontro do ano, ainda faltam dois para que seja elaborado um documento geral dos eventos pelo Brasil. “O relatório final servirá de subsídio para as Conferências de Saúde e também para a Comissão de Saúde Pública do CRF/MS e profissionais, pois traz discussões de políticas de saúde e assistência farmacêutica. O Encontro foi muito bom e a qualidade da discussão foi bem rica”, explica diretora de organização sindical da Fenafar, Debora Melecchi.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde Pública, Wilson Hiroshi, o encontro foi muito produtivo. “Além de profissionais da saúde tivemos também usuários do SUS participando do evento. A classe farmacêutica está cada vez mais preparada e isso vai refletir nas Conferências”, aponta Wilson Hiroshi.

“Tudo isso é um ganho para a sociedade, mas principalmente para a classe farmacêutica que está mais participativa. Dentre as várias propostas elegemos algumas e as discutimos. Com esse trabalho as sugestões estão bem embasadas”, alega a farmacêutica da prefeitura de Campo Grande, Tatiana Pires de Souza.

Também participaram do evento o Coordenador de Assistência Farmacêutica de Campo Grande, Américo Basílio Nogueira e a Coordenadora de assistência farmacêutica do Estado, Natália da Silva Dantas. Além dos delegados honorários do CRF/MS de Nova Andradina, Jundi Luiz Kavada, e de Jardim, Claudemyr Soares, que foram eleitos delegados para a Conferência Estadual, após participarem da Conferência Municipal nas respectivas cidades.

O relatório final do Encontro Estadual de Farmacêuticos realizado em Campo Grande estará disponível a partir de terça-feira, 30, no site http://www.escoladosfarmaceuticos.org.br/.

Conferências

Nos municípios, os debates serão realizados em datas estipuladas por cada um. Já a Conferência Estadual será realizada dos dias 16 a 18 de setembro e a Nacional de 1 a 4 de dezembro, em Brasília.

O CRF/MS, por meio da Comissão de Saúde Pública, realizou pré-conferências de saúde em municípios estratégicos de Mato Grosso do Sul: Corumbá, Dourados, Campo Grande, Três Lagoas.

As Pré-Conferências realizadas pelo CRF/MS tiveram como objetivo preparar a classe para defender as propostas da área farmacêutica durante as conferências municipais, estadual e nacional, que acontecem a cada quatro anos.

Conforme os assuntos debatidos nesses encontros, a Comissão de Saúde Pública também elaborou um documento com “Sugestões de propostas para as Conferências de Saúde”. São 12 itens na pauta.

Veja mais fotos do evento:

Evento no auditório do CRF/MS, no dia 26 de junho de 2015

Posted by Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul on Sexta, 26 de junho de 2015