Seminário em Farmácia Oncológica lotou auditório do CRF/MS

O evento contou com a presença de farmacêuticos e enfermeiros

Teve início nessa quarta-feira, 8, o “Seminário Avançado em Farmácia Oncológica”, promovido pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), em parceria com a SES, Visa Estadual, Sobrafo, Pro Onco e Hominis Farmacologia Humanizada. O evento segue até esta quinta-feira, 9, no auditório do Conselho.

O primeiro dia de evento contou com a presença de farmacêuticos e enfermeiros, que puderam acompanhar as duas primeiras palestras programadas para o Seminário. “Fico feliz de ver a casa cheia. Nós profissionais da saúde temos que buscar qualificação sempre. Essa área é muito importante e requer uma preparação para atuar. Nós da diretoria do CRF/MS estamos preocupados quanto a esse assunto e temos procurado dar nossa contribuição”, explica o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

“Desde março estamos planejando este evento para trazer qualificação para os profissionais. Todos aqui lidam com vida, por isso devemos buscar sempre a capacitação. Diante dos casos registrados no Estado, trabalhamos para promover esse seminário na área oncológica para auxiliar os profissionais”, afirma o conselheiro e secretário-geral do CRF/MS, Adam Adami Macedo.

No primeiro dia a palestra sobre “A segurança do paciente em tratamento quimioterápico” foi conduzida pelo Prof. Me. Hernani Cesar Barbosa Santos, que é Farmacêutico, Coordenador da pós-graduação em farmácia Hospitalar e pós-graduação Multidisciplinar em Oncologia da Unoeste, Coordenador do Serviço de Farmácia Hospitalar e Farmácia da Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente-SP.

O profissional fez uma abordagem sobre todo o processo desde a parte administrativa à manipulação de medicamentos, além de apresentar modelos utilizados em locais que são referências.

Já a segunda palestra do dia “Biossegurança em quimioterápicos”, comandada pela Farmacêutica responsável técnica Empresa Pro-Onco, Keylla de Carvalho Fontoura, apresentou protocolos na rotina oncológica e fórmulas para a dosagem correta dos medicamentos.

Nesta quinta-feira, serão realizadas mais duas palestras:

Dia 09/07- Quinta-feira

18h30 - Atenção farmacêutica do paciente oncológico

Palestrante: Fábio Miotto - Farmacêutico HRMS e Clínica HOPE

Local: Auditório do CRF/MS

20h - Boas Práticas de Preparo de Terapias Antineoplásicas segundo a RDC ANVISA nº 220/2004

Palestrante: Farm. Ms. Patrícia Fiorin Cervelati – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)

Palestrante: Farm. Esp. Adam Macedo Adami – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)

Local: Auditório do CRF/MS

Parceria: CRF/MS x VISA Estadual

Veja mais fotos:

Dias 8 e 9 de julho - no auditório do CRF/MS