Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmacêutico é eleito presidente do CNS triênio 2015-2018

Presidente do CRF/MS parabeniza pela vitória farmacêutica

Em eleição realizada na tarde desta quarta-feira (16.12), o farmacêutico e presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Santos foi eleito presidente do Conselho Nacional de Saúde para o triênio 2015-2018.

Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, “é uma honra e uma oportunidade impar, termos um farmacêutico como presidente do Conselho Nacional de Saúde. Isso demonstra que nossa profissão tem cada vez mais visibilidade”.

Também foram eleitos os componentes da mesa diretora, representando os segmentos de usuários, trabalhadores da saúde e gestores, foram eles: Geordeci Sousa da Central Única dos Trabalhadores – CUT; Edmundo Omorê da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira – Coiab; André Luiz de Oliveira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Cleoneide Pinheiro da Federação Nacional das Associação dos Celíacos do Brasil; e Francisca Rêgo Araújo, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.

Conheça o novo presidente:

Ronald Santos iniciou sua trajetória em Chapecó, no oeste catarinense, cidade onde o farmacêutico ingressou no movimento estudantil secundarista. Graduou-se em Farmácia, na Universidade Federal de Santa Catarina, integrou o movimento de reconstrução do Sindicato dos Farmacêuticos de SC, ingressando, assim, no movimento sindical. Desde então, sua história profissional se entrelaça com as principais mudanças da profissão farmacêutica e da saúde brasileira das últimas décadas.

Presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, onde ainda é dirigente; atuou em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e no Laboratório de Físico-química de Medicamentos do LACEN-SC. Como presidente da Fenafar, representa a categoria farmacêutica e os interesses gerais da população no Conselheiro Nacional de Saúde. Nos últimos dois anos, coordenou o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde+10.

Atualmente Ronald é farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina e assessor técnico do Conselho Regional de Farmácia de SC. Também é membro da Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e eleito na tarde desta quarta presidente do CNS, no triênio 2015-2018.

Fonte do histórico: www.sindfar.org.br