Força-tarefa produz álcool 70 e álcool glicerinado para profissionais e estabelecimentos de saúde
CRF/MS fez parceria com diversas entidades públicas e privadas
O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) fez uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro, e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para viabilizar, juntamente com a Biosul e empresas parceiras a doação do álcool para que fosse possível fazer a produção do álcool em gel e glicerinado. A Semagro foi o órgão responsável por articular a ação.

A produção dos materiais está sendo realizada no Laboratório de Técnico Farmacêutico (LTF) da UFMS e nas farmácias de manipulação que aderiram ao projeto, por meio do apoio da Anfarmag. O laboratório da UCDB também poderá ser utilizado na produção.
"Neste momento de união das instituições com os profissionais de saúde, cada ação que realizarmos refletirá na saúde da nossa população. A parceria com o Governo do Estado administrada de forma estratégica e inteligente por parte da Semagro, está sendo fundamental, pois sabemos o quanto o Estado está trabalhando para atender os grandes consumidores de produtos como o álcool 70 e nós, CRF/MS, UFMS, Anfarmag e vários outros parceiros, estamos numa força tarefa para atender outra fatia de público, que são as unidades de saúde, da Capital e interior", destaca o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato.

Em Campo Grande as doações serão feitas em unidades públicas de saúde, principalmente aquelas que estão na campanha de vacinação, laboratórios públicos, clínicas de hemodiálise e alguns setores do hospital universitário. Já no interior, as cidades estão sendo mapeadas para que a rede pública municipal e farmácias e drogarias possam ser atendidas.
À medida que a produção vai acontecendo, vamos dando destino na logística. Claro que a vontade é atender a todos, tanto as unidades públicas quanto os estabelecimentos de saúde, e com o apoio e a compreensão de todos, faremos essa diferença com certeza. Ninguém faz nada sozinho e nós estamos dando um exemplo de como é possível trabalhar em conjunto", ressalta o vice-presidente do CRF/MS, Renato Finotti Junior.

Conforme a chegada da matéria prima a produção poderá ser ampliada para atender todos estabelecimentos de saúde privados para que profissionais farmacêuticos possam trabalhar com mais segurança e prevenção.

Para que o projeto fosse concretizado muitas doações foram recebidas, como: mão de obra, bombas hidráulicas, embalagens plásticas de diferentes formatos e tamanhos, materiais elétricos e hidráulicos, bombonas e tambores, glicerina, caminhões e carros de transporte e outros.
Além disso a ação conta com a parceria da UFMS, CRF/MS, Governo do Estado/Semagro, Anfarmag (farmácias de manipulação associadas), Polícia Rodoviária Federal, Biosul, Biologística, Sinpetro-MS, UCDB, CRA-MS, Cervejaria Bamboa, Refriko, Frutilla, Tomazzeli Transporte, Taurus Combustível, Frutilla, Sin, Hiperrim, Matpar Pré-Moldado, Pró-Renal, Arara Azul Fábrica de Tintas, União Indústria de Plástico, Central Embalagens, Água Pôr do Sol, Alvorada Materiais de Construção, Manflex, laboratórios privados, cursos de farmácias, prefeituras municipais e outros que ainda estão aderindo.