Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Covid-19: SES-MS doa testes rápidos e farmacêuticos são testados em drive-thru

Evento é realizado em parceria do CFF, CRF/MS e a SESAU.

Um drive-thru foi montado em Campo Grande para a testagem rápida para a Covid-19 em farmacêuticos que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. A primeira turma de profissionais testados na ação foram os farmacêuticos que atuaram na campanha de vacinação contra a gripe influenza realizada por meio de parceria entre o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRF-MS), a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) e o Ministério da Saúde (MS). Mais de 70 farmacêuticos foram testados e um profissional apresentou resultado positivo.

O modelo de atendimento drive-thru já é adotado pela Secretaria de Saúde do Estado e muitos outros municípios para atender a população que necessita da testagem do Covid-19. Em Campo Grande, por exemplo, tem um drive-thru de testagem na sede do Corpo de Bombeiros, no centro da cidade.

A farmacêutica Márcia Saldanha, que participou da campanha, disse que a testagem foi possível com a doação de 200 testes por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. “Como não temos muito testes rápidos, organizamos primeiro com os farmacêuticos da rede privada que atuaram na campanha de vacinação”, explicou a farmacêutica que é conselheira federal de farmácia licenciada.

Um dos motivos dessa iniciativa, de acordo com Márcia Saldanha, é o alto custo dos testes para as empresas e a necessidade de se promover a segurança dos farmacêuticos que estão atendendo à população neste momento de pandemia. “Os profissionais que atuam na rede pública recebem uma atenção especial por parte das secretarias, por isso essa primeira turma foi aos farmacêuticos que atuaram na vacinação e da rede privada, muitos deles atuam em estabelecimentos de saúde nos bairros”, relatou.

A ação foi importante para contribuir com a testagem dos profissionais. O CRF/MS também vem realizando ações que ajudam no enfrentamento a pandemia. "Estamos trabalhando todos os dias e chegamos aos 200 dias de trabalho em 2020 com resultados importantes para a profissão e, principalmente, para a população. Os dados estão divulgados nos canais de comunicação do conselho", afirma o presidente Flávio Shinzato.

Márcia Saldanha ressaltou, ainda, que a iniciativa é uma prova de que os profissionais de saúde não estão sozinhos. “As instituições estão se unindo para promover o apoio e suporte a esses farmacêuticos que atendem a população diariamente nas mais variadas localidades de Campo Grande, então, precisavam ser testados. Se o profissional de saúde estiver seguro das suas condições, temos a certeza de que isso refletirá na população”, afirmou a farmacêutica.

A testagem ocorreu no início do mês, no anexo ao Hemosul de Campo Grande, na modalidade drive-thru, e contou com vários farmacêuticos voluntários equipados com itens de segurança. Na mesma ocasião, uma profissional de saúde aproveitou para doar sangue.

Uma próxima turma será anunciada em breve.