Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS participa de reunião com a Comissão de Assessoramento do Centro de Pesquisa Clínica da Santa Casa

O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de parceria entre as duas instituições para a implementação do projeto de Pesquisa Clínica no hospital.

A ouvidora do CRF/MS, a farmacêutica Monique Zottos Moreira, participou da reunião da Comissão de Assessoramento do Centro de Pesquisa da Santa Casa com o Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS), Márcio de Araújo Pereira.

O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de parceria entre as duas instituições para a implementação do projeto de Pesquisa Clínica no hospital.

Após a abertura, a Drª Ana Tereza Gomes Guerreiro, pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) apresentou brevemente o projeto, destacando os principais pontos referentes à legislação, a estrutura e, ainda, sobre as boas práticas de pesquisa clínica. Além disto, também reforçou que o CEP SANTA CASA, possui o registro aprovado pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), e que deverá ser inserido na Plataforma Brasil, ainda em 2020, podendo desta forma operacionalizar protocolos de pesquisa.

A ouvidora do CRF/MS, Monique, destaca que desde 2018, o CRF/MS atua, por iniciativa da Comissão Assessora de Incentivo à Pesquisa Clínica, participando das reuniões e visitas técnicas com a Santa Casa e Fiocruz pela criação e implantação do Centro de Pesquisa Clínica.

“Algumas atividades foram desenvolvidas desde então e, em março deste ano foi lançado o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, que já participou de capacitações. Em maio, o Acordo de Cooperação foi oficialmente assinado pelas instituições. A Comissão de Assessoramento do centro de pesquisa, da qual faço parte representando o CRF/MS, tem um plano de trabalho estabelecido e já iniciou as atividades. O Centro de Pesquisa Clínica da Santa Casa vai trazer desenvolvimento não só para os participantes diretamente envolvidos, pois o desenvolvimento das pesquisas é algo que terá um reflexo para toda a população, por isso o CRF/MS apoiou a iniciativa”, destaca Monique Zottos Moreira.

Com informações: Assessoria da Santa Casa de Campo Grande.