Farmácias e drogarias vão passar a notificar casos de dengue em Campo Grande

O CRF/MS e a prefeitura de Campo Grande assinaram nesta terça-feira,14, o acordo que permite que farmácias e drogarias passem a notificar casos de dengue na cidade. A assinatura ocorreu durante a 3ª Reunião Extraordinária do Comitê Municipal de enfrentamento ao Aedes Aegypti, realizado no teatro Glauce Rocha. O objetivo é capacitar os farmacêuticos que atuam em farmácia comunitária para reconhecer os casos de dengue, zika e chikungunya e para a notificação das doenças, bem como para prestar orientações e cuidados farmacêuticos no manejo das arboviroses. Para isso, os profissionais receberão treinamento oferecido pelo Conselho em parceria com a Sesau. O Presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, ressaltou que Campo Grande é a primeira cidade do país com um projeto desses. Flávio também elogiou a atuação dos farmacêuticos pela enorme colaboração e pela importante contribuição em prol da saúde pública da Capital. Assinaram o acordo o Presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, O Assessor-Técnico do Conselho, Adam Macedo Adami, a Conselheira Federal, Márcia Saldanha, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. O assessor institucional Dendry Rios e a Conselheira Regional eleita, Daniely Proença também participaram do ato. O primeira grupo empresarial ou rede de farmácias a aderir ao projeto foi o GRUPO MAIS FARMÁCIAS "Farmácias Mais Popular" que conta atualmente com 26 farmácias em Campo Grande. São o primeiro grupo de farmácias que terão farmacêuticos aptos ou treinados para notificar à SESAU casos suspeitos de dengue atendidos no estabelecimento. O Grupo Mais Farmácias assinou termo de adesão ao projeto "Farmácias, Farmacêuticos, CRF e SESAU" e "NotificaFarmaDengue" com o CRF/MS no dia 07/12. No dia 08/12, participaram de uma capacitação sobre dengue e arboviroses cerca de 30 farmacêuticos, os quais foram capacitados para reconhecer os casos de dengue, zica e chikungunya e para a notificação das doenças, bem como para prestar orientações e cuidados farmacêuticos no manejo das arboviroses. Trata-se portanto, do primeiro ciclo de capacitação de farmacêuticos promovida pelo CRF em 2021, iniciando uma nova fase de formação e capacitação profissional específica para capacitar farmacêuticos para a notificação da dengue e demais arboviroses. Os farmacêuticos contemplados nesse primeiro cicio de capacitação foram os farmacêuticos gestores (gerentes) da rede de farmácias do Grupo Mais Farmácias "Farmácias mais Popular".