Conselheiro do CRF/MS participa da IX Conferência Municipal de Saúde da Capital

O conselheiro regional do CRF/MS, Alexandre Corrêa, participou da IX Conferência Municipal de Saúde de Campo Grande, realizada na semana passada. Corrêa é conselheiro municipal e delegado nato, além de coordenador-adjunto do Conselho Municipal de Saúde. O tema da conferência deste ano foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”. Durante a conferência, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), conselheiros, usuários e trabalhadores da saúde se reúnem para discutir melhorias para a saúde municipal. A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão, construção e fomento de políticas públicas voltadas à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da rede pública de saúde. “A conferência foi um momento totalmente dedicado a construirmos as diretrizes do Plano Municipal de Saúde, no qual são apontadas as necessidades e também propostas para a saúde municipal”, afirmou o farmacêutico e conselheiro do CRF/MS. O encontro é realizado a cada quatro anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal. O objetivo é discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de saúde, além de aprovar diretrizes para as políticas de saúde e eleger os delegados para a conferência estadual e nacional de Saúde. Antes da etapa municipal, acontecem as conferências locais nas unidades básicas de saúde (UBS), de saúde da família (UUSFs), Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que contam com a participação de diversos setores da sociedade. (Com informações da PMCG)