Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

55 milhões de brasileiros têm acesso facilitado a medicamentos do Programa Farmácia Popular

Farmácia Popular - O Ministério da Saúde retomou neste mês de junho o programa Farmácia Popular do Brasil, com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

Os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita. Para retirá-los, basta o usuário ir até uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

As mulheres passaram a ter acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos com preços mais baixos e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma.

Para obtenção de medicamentos e/ou fraldas geriátricas, o beneficiário precisa apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF, além de receita médica, dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/beneficiarios-do-bolsa-familia-tem-acesso-facilitado-a-medicamentos-do-farmacia-popular