Fundação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica Regional Mato Grosso do Sul: Um marco para a saúde no Estado

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul celebra um importante avanço na área da saúde com a fundação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica - Regional/MS.

Sob a liderança do Dr. Wellington de Matos Santussi, que assumiu como diretor-presidente, essa nova entidade promete transformar o cenário da farmácia clínica no estado, trazendo benefícios significativos tanto para os profissionais da área quanto para a população sul-mato-grossense.

A criação da Regional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica marca o início de uma nova era para o estado. Segundo Dr. Wellington Santussi Existem algumas metas e prioridades da Sociedade para os próximos anos.

"As prioridades são fortalecer a comunidade de farmacêuticos clínicos, criando canais de comunicação e troca de experiências. Paralelamente, estamos trabalhando em ciclos anuais de capacitação, onde os profissionais já atuantes e aqueles que pretendem conhecer a área poderão se aperfeiçoar, recebendo a informação técnica correta pautada em conceitos científicos e éticos que estejam de acordo com o que a sociedade preconiza,"* afirmou o diretor-presidente.

Segundo Dr. Santussi, outro foco importante da Sociedade será orientar os profissionais sobre como buscar especializações que atendam aos requisitos exigidos para qualificação e reconhecimento pelo Conselho Regional de Farmácia, evitando que invistam em cursos que não cumpram a legislação vigente.

O impacto da Criação da Regional no Estado é positiva e representa um impacto significativo para a prática da farmácia clínica em Mato Grosso do Sul. Dr. Santussi acredita que os benefícios serão sentidos em médio prazo.

"Os benefícios para a sociedade serão sentidos à medida que os profissionais forem se filiando, recebendo as capacitações e harmonizando suas condutas clínicas. Para o cidadão, receber atendimento por um profissional que é filiado e capacitado por uma comunidade científica é sinônimo de segurança e credibilidade," explicou. Ele também destacou que nos hospitais, a presença de farmacêuticos clínicos bem capacitados resultará em uma melhor gestão de recursos, redução de custos com medicamentos e maior eficiência no atendimento ao paciente.

A farmácia clínica em Mato Grosso do Sul enfrenta diversos desafios, principalmente relacionados ao desconhecimento sobre a atuação do farmacêutico clínico em diferentes setores, como farmácias públicas, comunitárias, magistral e hospitalar. A Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica - Regional/MS está determinada a mudar essa realidade.

"Vamos trabalhar fortemente para melhorar a visibilidade desse profissional, para que ele possa receber o reconhecimento merecido e para que haja maior abertura no mercado para esses profissionais," ressaltou Dr. Santussi.

A criação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica Regional Mato Grosso do Sul foi recebida com entusiasmo pelo Conselho Regional de Farmácia. A presidente do Conselho, Daniely Proença, destacou a importância desse novo marco para o estado.

"A fundação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica Regional/MS é um avanço fundamental para o fortalecimento da farmácia clínica em nosso estado. Essa iniciativa contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços farmacêuticos prestados à população e fortalecerá a atuação dos farmacêuticos clínicos, promovendo um cuidado mais seguro e eficaz para todos," afirmou Daniely.

A fundação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica Regional/MS não só representa um grande passo para a farmácia clínica no estado, mas também demonstra o compromisso de Mato Grosso do Sul com a saúde pública e a valorização dos profissionais farmacêuticos. Com uma liderança comprometida e metas bem definidas, a nova Sociedade tem tudo para transformar o cenário da saúde no estado, beneficiando diretamente a população e os profissionais da área.

SBFC Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica

Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica - Regional/MS, fundada em 15 de agosto de 2024

Gestão 2024/2026

Diretor-Presidente: Dr. Wellington de Mattos Santussi