CRF-MS inicia tratativas para criar curso de Farmácia em Jardim-MS

Mais uma força tarefa do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) vai ampliar a formação e o mercado de trabalho no Estado. O CRF-MS formalizou a solicitação de criação de um curso de graduação em Farmácia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na cidade de Jardim, considerada uma rota de desenvolvimento no Estado.

A iniciativa é pautada em levantamento técnico do quantitativo de profissionais e estabelecimentos de saúde que precisam de farmacêuticos, para que o mercado profissional possa atender as legislações vigentes e, consequentemente, oferecer mais assistência farmacêutica à população.

De acordo com a presidente do CRF-MS, Daniely Proença, “é importante que tenhamos mais oportunidades nos cursos de graduação, pois a população está crescendo, necessitando cada vez mais de saúde e qualidade de vida e a profissão farmacêutica é essencial nesse conjunto de serviços relacionados à saúde, até porque, tudo que envolve medicamentos e assistência farmacêutica devem ser realizados por nós, farmacêuticos”.

A cidade de Jardim foi definida pela estratégia de interligar o desenvolvimento do Estado diante do novo perfil sócio-econômico que passará por projetos internacionais, como é o caso da Rota Bioceânica. “Vemos que, além de ter a necessidade de criar um curso de Farmácia no interior, precisamos acompanhar o desenvolvimento do Estado e a cidade de Jardim passa pelo circuito da Rota Bioceânica, que vai interligar Mato Grosso do Sul aos países vizinhos e ao mundo. Todos precisarão de assistência farmacêutica e com mais profissionais, os estabelecimentos farmacêuticos ganham mais estrutura e, consequentemente, a população ganha mais acesso a saúde de qualidade”, destaca o diretor Secretário do CRF-MS, Claudemyr Soares.

Ainda segundo ele, antes mesmo do período eleitoral, todos os possíveis candidatos assinaram uma carta de intenção e apoio pela criação do curso de Farmácia em Jardim. Este documento foi anexado aos ofícios que o CRF-MS formalizou a diversos locais.

Atualmente, as algumas cidades como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas oferecem os cursos presenciais de Farmácia, sendo que Mato Grosso do Sul tem 79 municípios e muitos deles com longas distâncias até esses polos educacionais.

“A escolha pela UEMS é porque se trata de uma instituição de ensino que oferece excelência, tem uma boa gestão educacional e representa as raízes do nosso Estado. Formar novos farmacêuticos é dar condições da comunidade ter mais acesso à saúde. Não se faz e nem se planeja saúde de qualidade sem o envolvimento dos farmacêuticos. Temos a plena certeza que todos os envolvidos nesta solicitação vão trabalhar em conjunto para a realização desse compromisso com a sociedade”, destacou o diretor Claudemyr Soares.

A formalização da solicitação foi encaminhada a instituição de ensino e a parlamentares estaduais e federais, para que todos possam contribuir com esta conquista. O CRF-MS também solicitará apoio ao Conselho Federal de Farmácia para unir esforços e criar esse curso de Farmácia na cidade de Jardim.