Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Representantes do CRF-MS contribuem com as pautas na Reunião Geral do CFF em Brasília

O Conselho Federal de Farmácia está realizando em Brasília a Reunião Geral dos Conselhos para debater pautas estratégicas da profissão. A agenda ocorre de 26 a 28 de março e conta com a presença de lideranças do Conselho Regional e Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS).

“É importante participar das agendas oficiais para inserir o nosso Estado no debate nacional e também buscar idéias e estratégias que contribuam com o avanço da profissão farmacêutica em Mato Grosso do Sul, pois muitas pautas definidas no âmbito nacional são desenvolvidas e executadas dentro dos conselhos regionais e nós temos que estar atento a esses detalhes. Vamos continuar trabalhando juntos, conselhos federal e regionais, para atender o nosso farmacêutico, defender nossas áreas de atuação e, consequentemente, ampliar o acesso da população ao nosso conhecimento técnico em tudo que se refere a medicamentos e serviços farmacêuticos”, explicou a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.

Participam ainda da equipe do CRF-MS na agenda oficial do CFF, o vice-presidente Cleber Massato Toda, diretora Tesoureira Maria de Lourdes Oshiro, diretor Secretário Claudemyr Soares, e as conselheiras regionais Marianne Marks e Renata Rocha. São lideranças que atuam em diferentes áreas e contribuem com os trabalhos dentro da programação.

As conselheiras federais de Farmácia, Márcia Gutierrez e Fabiana Vicente de Paula, que representam o MS no Plenário do CFF, também estão participando, como também a equipe assessora do CRF-MS, entre eles o coordenador de Fiscalização Clayton Godoy, o assessor Jurídico Olivaldo Nogueira, a assessora de Plenário Valdileia Rezende e a assessora de Eventos e Relacionamento Ana Cristina Aquino. Todos estão distribuídos em duas agendas e pautas conforme área de atuação e devem retornar ao Estado com informações que vão fazer a profissão avançar.

Ainda de acordo com a presidente do CRF-MS, Daniely Proença, os debates envolvem os assuntos que estão em destaque nacional, como a questão da prescrição farmacêutica, atualização de trâmites administrativos e ampliação dos serviços desenvolvido nos conselhos regionais, derrubada integral do projeto de lei que prevê a venda de medicamentos nas prateleiras de supermercados, entre outros. “São pautas que vemos a necessidade de uma uniformização e ampliação da atuação dos conselhos para que possamos defender as nossas áreas de atuação e é justamente isso que estamos avançando nesses três dias de agendas oficiais”, explica a gestora

Todos os conselhos regionais de Farmácia estão divididos por grupos de atuação, sendo que cada CRF contribui com a discussão e debates. O CRF-MS enviou pautas para a Reunião Geral e boa parte delas serão debatidas.

“Vamos aproveitar essa agenda para promover relacionamentos e levar eventos de educação continuada para o Estado, ampliando o conhecimento técnico dos nossos farmacêuticos, como também buscar forças administrativas e jurídicas para resolver a questão da área da Estética em Mato Grosso do Sul onde vemos uma interpretação equivocada até o momento sobre os procedimentos autorizados aos farmacêuticos, conforme a resolução aprovada e em vigência pelo CFF. E assim vamos fazendo um bom trabalho, mesmo que em algumas demandas o CRF demore a ter êxito, pois envolvem as decisões de outros órgãos públicos e fiscalizadores, mas não vamos desistir de e buscar a defesa da profissão e o respeito técnico dos farmacêuticos”, explicou Daniely Proença.

Os diretores do CRF-MS, Cleber Massato, Maria de Lourdes Oshiro e Claudemyr Soares acompanham atentamente as pautas que envolvem as demandas administrativas de Fiscalização, Secretaria e Tesouraria e todo o alinhamento da Equipe CRF-MS será debatido juntamente com as conselheiras federais de farmácia para uma uniformização dos trabalhos, assim como a participação dos demais conselheiros regionais e membros de grupos técnicos de trabalho do conselho regional.

Confira as fotos da Reunião Geral do CFF: