Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmacêuticos podem realizar procedimentos estéticos oferecendo saúde e autoestima à população

Uma das perguntas mais realizadas nos últimos tempos é: os farmacêuticos podem realizar procedimentos estéticos?

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, baseado em leis federais e legislações do Conselho Federal de Farmácia, responde: “Sim, podem!”

O Grupo Técnico de Trabalho (GTT) em Farmácia Estética do CRF esclarece que Farmacêuticos podem realizar procedimentos estéticos, desde que devidamente capacitados e autorizados pelo CRF.

Para atuar como Farmacêutico Esteta, o profissional precisa ter especializações e cursos que cumpram os requisitos definidos pelo Conselho Federal.

Após apresentar os certificados, a equipe do CRF-MS confere os detalhes, faz o registro da habilitação e somente depois disso o farmacêutico está apto a atuar.

Ou seja, desde que esteja inscrito no CRF regularmente e possua a habilitação na área da Estética, o farmacêutico pode realizar os procedimentos autorizados pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, sendo eles:

  • Toxina botulínica;
  • Preenchimentos dérmicos;
  • Carboxiterapia;
  • Intradermoterapia/mesoterapia;
  • Agulhamento e microagulhamento estético;
  • Criolipólise;
  • Fio lifting de auto sustentação (fios lifting absorvíveis);
  • Laserterapia ablativa, (incluindo endolaser)

Além disso, o farmacêutico habilitado também pode efetuar escolha autônoma, para o uso de substâncias listadas como Agentes eutróficos, Agentes Venotônicos, Biológicos (ex. toxina botulínica tipo A, fatores de crescimento), Vitaminas, Aminoácidos, Minerais, Fitoterápicos, Peelings enzimáticos e biológicos, Solução hipertônica de glicose 50% e 75% (uso exclusivo em procedimentos para telangiectasias), Preenchedores dérmicos absorvíveis e Agentes lipolíticos (ex. desoxicolato de sódio, lipossomas de girassol entre outros).

O GTT de Farmácia Estética alerta para propagandas e outros materiais de divulgações que passam uma ideia de que a área de Estética é privativa de apenas uma classe profissional. Atualmente além do CFF, os conselhos federais de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Biologia e Fisioterapia possuem resoluções publicadas sobre essa área de atuação multiprofissional.  

Como saber se um farmacêutico está devidamente habilitado?

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul orienta que a população exija o registro e a habilitação profissional antes de realizar um procedimento estético com qualquer profissional de saúde que ofereça esse serviço.

No CRF-MS, a população pode consultar sobre a habilitação do profissional pelo site https://crfms.org.br/servicos/consultar-de-farmaceuticos-e-estabelecimentos/ ou ainda pelo fone (67) 3325-8090.

O CRF-MS zela muito pela segurança do paciente e defende os bons profissionais, bem como a atuação do farmacêutico somente nos procedimentos autorizados.